Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Tecnologia e Ciência

China lança amanhã sua missão espacial tripulada mais longa

Três astronautas passarão seis meses na estação espacial chinesa, Tianhe, que está sendo construída na órbita da Terra

Tecnologia e Ciência|Do R7

China lançará missão que vai levar três astronautas para permanecer seis meses na estação espacial Tianhe
China lançará missão que vai levar três astronautas para permanecer seis meses na estação espacial Tianhe

A China lançará nesta sexta (15) sua missão espacial tripulada mais longa, a Shenzhou-13, durante a qual três astronautas passarão seis meses na estação espacial chinesa em construção.

'Esperei minha vida inteira', diz brasileiro que fará turismo espacial

Para reduzir o atraso em relação aos Estados Unidos e à Rússia, a China executa um ambicioso programa espacial que permitiu ao país enviar sondas à Lua e a Marte, além de ter seu próprio sistema GPS.

A Agência Espacial para os Voos Tripulados (CMSA) anunciou que a tripulação da Shenzhou-13 decolará nesta sexta-feira (15), às 13h23 (horário de Brasília), da base de Jiuquan, no deserto de Gobi, no noroeste da China.


Os três astronautas se acoplarão ao módulo Tianhe (Harmonia celestial), o único que já está em órbita dos três que formarão a estação espacial.

A missão consistirá em acompanhar a construção e revisar os equipamentos. Eles também farão "duas ou três saídas ao espaço", afirmou a CMSA.


Leia também

A tripulação será integrada por Zhai Zhigang (55 anos), o primeiro chinês a fazer uma saída extraveicular, em 2008; Wang Yaping (41 anos), a segunda chinesa a viajar ao espaço, em 2013; e Ye Guangfu (41 anos), em seu primeiro voo espacial.

Todos são militares e membros do Partido Comunista Chinês.


Eles dobrarão o recorde de duração para uma missão tripulada chinesa, estabelecida em setembro pelos astronautas da Shenzhou-12, que passaram três meses no módulo Tianhe.

"Passar seis meses em gravidade zero será, sem dúvida, exaustivo", declarou o comandante Zhai Zhigang.

A estação espacial deverá ser concluída no fim de 2022. Receberá o nome de Tiangong (Palácio celestial), em chinês, ou CSS (Estação espacial chinesa), em inglês, com tamanho similar ao da antiga estação soviética Mir (1986-2001). Permanecerá operacional por pelo menos dez anos.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.