Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Tecnologia e Ciência
Publicidade

Chuva de meteoros Delta Aquáridas terá pico na madrugada de sexta (29) para sábado (30)

Fenômeno vai produzir um show de luzes no céu; as pessoas poderão visualizar entre 10 e 25 estrelas cadentes por hora

Tecnologia e Ciência|Maria Cunha*, do R7

Primeiro meteoro da Chuva Delta Aquáridas do Sul foi registrado na madrugada desta quarta-feira
Primeiro meteoro da Chuva Delta Aquáridas do Sul foi registrado na madrugada desta quarta-feira

A chuva de meteoros Delta Aquáridas do Sul terá seu pico na madrugada de sábado (30), por volta das 3h30, mas as estrelas cadentes, como são popularmente conhecidos, podem começar a aparecer a partir da 1h. O fenômeno vai produzir um show de luzes com a passagem de 10 a 25 meteoros por hora no céu. 

De acordo com o professor Carlos Fernando Jung, pesquisador e proprietário do Observatório Heller & Jung, uma câmera do local instalada no GeoMuseu, em Gramado, na direção sudeste, já registrou 118 meteoros nos últimos três dias. "Nesta semana e na posterior ao dia 30 também poderão ser vistos muitos meteoros", conta o especialista. 

Segundo a Nasa, as Delta Aquáridas estão ativas desde meados de julho e ficarão visíveis até o fim de agosto.

Em relação à observação, Jung explica que não é necessário nenhum equipamento específico e que a chuva de meteoros pode ser observada a olho nu. "A melhor direção para serem visualizados é ao leste, onde nasce o Sol, e também a nordeste e sudeste."

Publicidade

Os meteoros Delta Aquáridas são fragmentos do Cometa 96P Machholz, descoberto em 1986 por Donald Machholz. A origem do nome é em razão de o radiante — local no céu por onde entram os meteoros — estar próximo da constelação de Aquário.

Leia também

O primeiro meteoro da Chuva Delta Aquáridas do Sul foi registrado na madrugada desta quarta-feira (28). A estrela cadente entrou na atmosfera a uma altitude de 96,1 km e foi extinta a 71,3 km. A duração foi de 1,33 segundo e após duas explosões ocorreu o fim.

Publicidade

A magnitude do corpo celeste, que indica a medida do brilho com base em um observador na Terra, foi de -4,2, um fireball, já que acima de -4 o meteoro é considerado muito brilhante. O registro foi feito no observatório em Taquara e a explosão se deu sobre a área de Soledade, no RS.

O que é uma chuva de meteoros?

De acordo com o coordenador do Observatório de Astronomia da Unesp (Universidade Estadual Paulista), Rodolfo Langhi, sempre há meteoros e todas as noites é possível ver um. No entanto, a chuva de meteoros ocorre quando é possível enxergar vários meteoros por hora na noite.

Langhi explica que isso acontece porque a Terra, ao girar em volta do Sol, passa por rastros deixados por asteroides ou cometas no espaço. “São partículas pequenininhas, do tamanho de um grão de arroz. Quando elas atingem a atmosfera da Terra, queimam-se completamente. Isso são as chuvas.”

*Estagiária do R7, sob supervisão de Pablo Marques

" gallery_id="62d9e096c012ad4d0200156d" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/chuva-de-meteoros-delta-aquaridas-tera-pico-na-madrugada-de-sexta-29-para-sabado-30-29072022"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.