Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cientistas apresentam a primeira foto de um buraco negro

Anúncio simultâneo em seis países revelou o raro registro que foi possível com uso conjunto de oito telescópios

Tecnologia e Ciência|Pablo Marques, do R7

A primeira foto de um buraco negro revelada nesta quarta-feira (10)
A primeira foto de um buraco negro revelada nesta quarta-feira (10) A primeira foto de um buraco negro revelada nesta quarta-feira (10)

Cientistas do projeto Event Horizon Telescope (EHT) revelaram nesta quarta-feira (10) a primeira foto de um buraco negro.

O buraco negro fotografado está em na galáxia M87, que fica a 55 milhões de anos-luz de distância da Terra. A massa estimada é de cerca de 6 bilhões de vezes a massa do Sol.

Veja também: Como cientistas conseguiram proeza inédita de fotografar um buraco negro

Leia também

A rara imagem foi capturada graças ao uso de uma rede de oito radiotelescópios em uma colaboração internacional, mais de 200 cientistas trabalharam conjuntamente.

Publicidade

"Nós vimos o que pensávamos ser invisível. Vimos e tiramos uma foto de um buraco negro", disse Sheperd Doeleman, da Universidade de Harvard.

Segundo os cientistas que participaram do projeto, a imagem o buraco negro ajuda a confirmar a teoria da relatividade geral de Albert Einstein.

Publicidade

"Se imersos em uma região brilhante, como um disco de gás incandescente, esperamos que um buraco negro crie uma região escura semelhante a uma sombra - algo previsto pela relatividade geral de Einstein que nunca vimos antes", explicou o presidente da EHT Science, Heino Falcke.

Um buraco negro é uma região no espaço onde a força de atração da gravidade é tão forte que a luz não é capaz de escapar, segundo a Nasa. A forte gravidade seria resultado da compressão de matéria em um espaço minúsculo.

Publicidade

Veja também:

Selfies fazem sucesso até entre os astronautas na órbita da Terra

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.