Tecnologia e Ciência

Cientistas descobrem uma estranha espécie de dinossauro que soava como pássaro

Estudo revelou que os anquilossauros emitiam sons que lembram as aves, devido às suas cordas vocais modificadas

Tecnologia e Ciência|Matheus Borges*, do R7

Paleontólogos descobriram, após quase um século e meio, uma nova espécie de dinossauro na Ilha de Wight, na costa sul da Inglaterra. O animal foi identificado como um herbívoro pertencente a família dos anquilossauros.

Anquilossauros eram herbívoros

A ossada do blindado, na realidade, foi encontrada em 1990, mas somente a partir de um estudo feito em fevereiro deste ano, a identiticação do animal novo se completou.

Essa pesquisa mostrou que esses répteis gigantes emitiam sons muito parecidos com as aves dos dias atuais, devido às suas cordas vocais modificadas. Ou seja, esses monstros gigantescos piavam e cantavam.

A nova descoberta ocorreu 142 anos depois que os cientistas encontraram o primeiro fóssil de um dinossauro blindado na ilha, o primeiro sendo o Polacanthus foxii, desenterrado em 1865.

“Este é um espécime importante porque lança luz sobre a diversidade de anquilossauros na formação de Wessex e na Inglaterra do Cretáceo Inferior”, afirmou Stuart Pond, pesquisador do Departamento de Ciências da Terra do Museu de História Natural.

O animal foi batizado de Vectipelta barretti, em homenagem ao professor Paul Barrett, que trabalhou no Museu de História Natural de Londres por 20 anos.

Paul disse que estou lisonjeado e encantado por ter sido reconhecido desta forma, até porque o primeiro artigo que escreveu foi sobre um dinossauro blindado nas coleções do Museu.

*Sob supervisão de Filipe Siqueira