Cientistas detectam oxigênio em outra galáxia pela primeira vez

Falta do elemento químico essencial para a vida em outros locais do espaço gerava dúvidas quanto a formação do universo

Tecnologia e Ciência|Guilherme Carrara, do R7*

A galáxia Markarian 231 foi descoberta pela Nasa em 1969
A galáxia Markarian 231 foi descoberta pela Nasa em 1969 A galáxia Markarian 231 foi descoberta pela Nasa em 1969

Pela primeira vez cientistas conseguiram encontrar sinais de que existe oxigênio fora da Via Láctea, galáxia onde se encontra o Sistema Solar. Segundo o estudo publicado no The Astrophysical Journal, a molécula detectada através de ondas de rádio moleculares está a meio bilhão de anos-luz de distância da Terra.

A molécula essencial para a vida como conhecemos está presente por toda a atmosfera da Terra e, junto com hidrogênio e hélio, compõe os três elementos mais abundantes no Sistema Solar. A falta de oxigênio em outros locais do espaço deixava os cientistas em dúvida quanto a formação do universo.

Como a descoberta foi feita

Cientistas acreditavam que o oxigênio teria se juntado com o hidrogênio e, por isso, não podia ser detectado em outros locias no espaço. Um exemplo disso foi visto na Nébula de Orion, em que os dois elementos se juntaram e formaram uma estrutura similar ao gelo.