Tecnologia e Ciência Cientistas estudam por que alguns mosquitos sugam sangue apenas das narinas de anfíbios

Cientistas estudam por que alguns mosquitos sugam sangue apenas das narinas de anfíbios

Esses insetos desenvolveram uma técnica que os permite se alimentar dos anfíbios correndo o menor risco de serem capturados

Durante um estudo em lagos de água-doce de uma ilha australiana, uma equipe de cientistas descobriu que os mosquitos sugadores de sangue da região picavam apenas os anfíbios locais nas narinas.

John Gould e Jose Valdez passaram cerca de três anos pesquisando aproximadamente 60 lagoas em áreas úmidas na ilha Kooragang, durante esse período eles observaram e fotografaram um total de 3.977 animais da classe em questão. Ao decuparem as imagens, repararam em algo estranho em algumas delas.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo Telegram
Assine a newsletter R7 em Ponto

A dupla percebeu que 12 mostravam mosquitos se alimentando de diversas espécies de anuros (sapos, rãs e pererecas). Mas com os insetos sugando o sangue pelas narinas dos animais.

"Em todos os casos, cada mosquito foi observado alimentando-se diretamente numa narina do seu hospedeiro anfíbio, posicionado entre os olhos do animal e na mesma direção que ele", escreveram, Gould e Valdez, no artigo publicado.

Mosquitos correm grande risco ao se alimentarem dos sapos

Mosquitos correm grande risco ao se alimentarem dos sapos

Etologia (2023)

Os anuros são os predadores naturais desses insetos. Mas, aparentemente, o risco de se alimentar tão perto da boca deles vale tanto a pena, que esses animais desenvolveram uma técnica para não serem capturados por meio da língua dos predadores.

Segundo o site Oddity Central, os pesquisadores acreditam que a pele mais fina da narina facilita, provavelmente, o acesso aos vasos sanguíneos.

Pequenos e perigosos! Conheça as espécies de sapos com veneno capaz de matar milhares de pessoas

Últimas