Cientistas estudam por que alguns mosquitos sugam sangue apenas das narinas de anfíbios
Esses insetos desenvolveram uma técnica que os permite se alimentar dos anfíbios correndo o menor risco de serem capturados
Tecnologia e Ciência|Do R7
Durante um estudo em lagos de água-doce de uma ilha australiana, uma equipe de cientistas descobriu que os mosquitos sugadores de sangue da região picavam apenas os anfíbios locais nas narinas.
John Gould e Jose Valdez passaram cerca de três anos pesquisando aproximadamente 60 lagoas em áreas úmidas na ilha Kooragang, durante esse período eles observaram e fotografaram um total de 3.977 animais da classe em questão. Ao decuparem as imagens, repararam em algo estranho em algumas delas.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
A dupla percebeu que 12 mostravam mosquitos se alimentando de diversas espécies de anuros (sapos, rãs e pererecas). Mas com os insetos sugando o sangue pelas narinas dos animais.
"Em todos os casos, cada mosquito foi observado alimentando-se diretamente numa narina do seu hospedeiro anfíbio, posicionado entre os olhos do animal e na mesma direção que ele", escreveram, Gould e Valdez, no artigo publicado.
Os anuros são os predadores naturais desses insetos. Mas, aparentemente, o risco de se alimentar tão perto da boca deles vale tanto a pena, que esses animais desenvolveram uma técnica para não serem capturados por meio da língua dos predadores.
Segundo o site Oddity Central, os pesquisadores acreditam que a pele mais fina da narina facilita, provavelmente, o acesso aos vasos sanguíneos.
Pequenos e perigosos! Conheça as espécies de sapos com veneno capaz de matar milhares de pessoas