Cientistas usam impressora 3D para criar mão de robô que toca piano
Projeto inspirado nos ossos e articulações humanas tem como desafio realizar movimentos precisos e delicados com agilidade
Tecnologia e Ciência|Pablo Marques, do R7
Cientistas da Universidade de Harvard, nos EUA, desenvolveram uma mão em uma impressora 3D que pode tocar piano ao ser conectada em um braço robô.
Leia também
Serviço de entregas por drone chega à Europa no 1º semestre de 2019
O chef robô que prepara um hambúrguer gourmet em 30 segundos
Conheça o robô que enrola e fatia sushis de um restaurantes em NY
Futuro da guerra: robôs poderão decidir o momento para atacar
A assustadora criança-robô que sangra, grita e simula dor
O design do projeto teve como referência os ossos e as articulações da mão humana para buscar movimentos semelhantes com os de quem toca o instrumento.
O desafio era conseguir medir a força e ter a precisão necessária para a máquina pressionar cada uma das teclas na sequência correta.
Assim como ter ritmo e velocidade para tocar uma música é difícil para as pessoas, a máquina também enfrenta dificuldades nessa tarefa. Por enquanto, o braço mecânico consegue tocar sequências simples de notas e lentamente.
Os pesquisadores acreditam que o sucesso do projeto poderá contribuir para o desenvolvimento de robôs capazes de realizar movimentos precisos, delicados e ágeis. Uma das possíveis aplicação dessa nova tecnologia seria na colheita de frutos direto do pé.
Veja também:
Homem ou máquina? Fantasia de robô engana plateia na Rússia