Logo R7.com
RecordPlus
Tecnologia e Ciência

Circulação de documentos na internet mais que dobra tentativas de fraude em 2025; entenda

Consolidação do comércio online e de instituições financeiras digitais intensificam os crimes

Tecnologia e Ciência|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Tentativas de fraudes na internet mais que dobraram em 2025, subindo de 19 mil para 51 mil casos.
  • A carteira de identidade e a carteira de motorista são os documentos mais visados para fraudes.
  • Especialistas indicam que o crescimento do comércio online e instituições financeiras digitais intensificam esses crimes.
  • Cuidados adicionais são necessários para proteger informações pessoais, apesar da Lei Geral de Proteção de Dados.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

As tentativas de fraudes mais que dobraram em 2025 em comparação com 2022, apontou um levantamento da CAF, empresa especializada em verificação inteligente de documentos. De 19 mil, o registro de casos subiu para 51 mil neste ano. Os dados mostram que a carteira de identidade é o documento mais visado, mas também cresceu a procura pela carteira de motorista.

Nesse sentido, especialistas apontam que a consolidação do comércio online e de instituições financeiras digitais intensificaram esse tipo de crime. Em entrevista ao Conexão Record News desta segunda-feira (24), o especialista em crimes digitais Flávio D’urso atribui o aumento do número de fraudes à circulação cada vez maior de documentos no meio digital.


Replicação de documentos nos meios digitais nos deixa mais vulneráveis a fraudes, diz especialista Reprodução/Record News

“Esses documentos estão em vários locais, porque eles não existem mais simplesmente de forma física, e sim são replicados de forma digital e isso acaba nos expondo a inúmeros riscos”. Ele ainda destaca a facilidade de se criar documentos falsos, com a acessibilidade de ferramentas de tecnologia como as inteligências artificiais.

Sobre a vulnerabilidade a vazamentos, D’urso afirma que, ainda que existam mecanismos como a Lei Geral de Proteção de Dados, é necessário um cuidado a mais com o compartilhamento de informações. “Nós ficamos expostos e vulneráveis, infelizmente essa é a nossa realidade. Os vazamentos de dados são constantes. [...] Nossas informações deviam estar preservadas, mas infelizmente não é o que tem ocorrido”.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.