Classes C, D e E têm menos acesso a computadores após pandemia, aponta TIC Domicílios
Smart TVs são mais usadas para conexão com internet do que notebooks e desktops; celular ainda lidera com larga vantagem a estatística
Tecnologia e Ciência|Lucas Ferreira, do R7
O Cetic.br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação) divulgou nesta terça-feira (21) a pesquisa TIC Domicílios 2021, que aponta a diminuição de acesso das classes C, D e E a computadores desde o início da pandemia, em 2020.
O levantamento mostra que 14% das pessoas das classes D e E tinham computador em 2019, enquanto apenas 10% responderam positivamente à pergunta em 2021. O mesmo acontece com a classe C, em que a posse de computador caiu de 44% para 41% no mesmo período.
A queda foi menor entre as classes A e B, que se mantiveram acima dos 99% e 83%, respectivamente, quando perguntadas se tinham computador em casa.
Internet pelo celular
Entre os ouvidos das classes D e E, 89% afirmaram que usam a internet exclusivamente pelo celular, enquanto 32% das pessoas da classe A utilizam só o dispositivo móvel para acessar a web.
Nesse cenário, o celular continua sendo o dispositivo mais utilizado para acessar a internet desde 2015. Ainda assim, no levantamento de 2021, as smart TVs (aparelhos de televisão com conexão à internet) superaram os computadores pela primeira vez, uma tendência clara de alta das TVs inteligentes nos últimos anos.