Contaminação por coronavírus em voo é menor nas janelas, diz estudo
Passageiros que escolhem sentar na janela do avião tendem a não levantar muito e têm menos contato com outros passageiros
Tecnologia e Ciência|Guilherme Carrara, do R7*

Pesquisadores da Universidade de Emory, em Atlanta, nos EUA, apontam que a melhor chance de evitar doenças contagiosas, como o coronavírus, durante voo de avião é sentar na janela.
O estudo analisou voos com duração de 3horas até 5 horas e mostra que pessoas que sentam próximas a janela quase não saem de seus assentos. Entre aqueles que escolhem sentar no meio ou no corredor, 38% levantam ao menos uma vez durante a viagem.
Leia também
Segundo a Organização Mundial da Saúde, pessoas a duas fileiras de distância não estariam na área de risco para doenças contagiosas, porém, o estudo é o primeiro a calcular que a movimentação dentro do avião diminui essa área para um metro.
"Suponha que você esteja sentado na cadeira do meio e eu me levantei para ir ao banheiro. Nós vamos entram em contato, e, se eu estiver doente, eu poderia transmitirá para você", disse Howard Heiss, autor do estudo, à revista National Geographic
Os números da pesquisa mostram que quem viaja na janela têm, em média, 12 contatos com outros passageiros durante a viagem. Porém, quem viaja nos demais assento tem 64 contatos com as demais pessoas do voo.
O estudo também dá outras orientações para evitar o contágio, como lavar as mãos regularmente, usa de álcool gel após tocar superfícies e evitar contato físico.
"Todo a precaução é útil. Com gripes normais, nós temos vacinas e alguns antivirais, mas contra o coronavírus ainda não temos nada", afirma Heiss.
Ainda não existem estudos precisos sobre como a transmissão do coronavírus acontece, mas, em declaração do ministro da saúde Ma Xiaowei, o período de incubação é de 2 a 14 dias, uma janela grande para transmitir o vírus sem saber que está contaminado.
Veja também:
Saiba como se proteger de aplicativos que espionam o celular
No ano passado, oito aplicativos contaminados com vírus stalkers foram encontrados disponíveis para download na loja de aplicativos da Google, Playstore, segundo levantamento da Avast. No total, eles foram baixados mais de 140 mil vezes. O tema de prot...
No ano passado, oito aplicativos contaminados com vírus stalkers foram encontrados disponíveis para download na loja de aplicativos da Google, Playstore, segundo levantamento da Avast. No total, eles foram baixados mais de 140 mil vezes. O tema de proteção de dados é recorrente e aprender como se proteger necessário. Confira cinco dicas para identificar se seu dispositivo foi infectado e, principalmente, como se proteger








