Descoberto telescópio secreto chinês que está há dois anos na Lua
Pesquisadores chineses têm fotografado a Terra em segredo desde 2013
Tecnologia e Ciência|Do R7
Se você apontar um telescópio para a Lua, você sabia que vai ter alguém te espiando de volta? Nos últimos dois anos, um telescópio chinês esteve secretamente instalado na superfície do nosso satélite natural.
Pesquisadores chineses divulgaram nesta semana que uma sonda acoplada de um telescópio robótico está operando normalmente na Lua desde dezembro de 2013. É o primeiro gadget controlado da Terra que foi enviado para lá, já que os equipamentos sempre foram manipulados manualmente pelos astronautas.
VEJA TAMBÉM: Imagens em 4K de Júpiter mostram detalhes de "tempestade eterna"
A máquina é capaz de captar mais luz ultravioleta, o que não acontece na Terra devido à nossa atmosfera. Isso faz com que seja mais fácil de captar imagens de objetos celestes. E como a Lua gira 27 vezes mais devagar que a Terra, as lente da Chang'e 3 podem ficar focadas no mesmo astro por 12 dias ininterruptos.
Na nota publicada nesta semana, o responsável pelo telescópio Jing Wang, do Observatório Astronômico Nacional de Beijing, na China, afirma que o telescópio já monitorou mais de 40 estrelas em um total de 2 mil horas. Foram tiradas diversas fotos da Terra, de estrelas no geral e da Grande Nuvem de Magalhães.
Wang afirma que o telescópio ainda está em funcionamento mas que ainda não foi decidido se a missão acaba no fim do ano ou continua em 2016.