Dinossauro de 50 toneladas encontrado na Argentina é um dos maiores da história
Ossos do animal são tão pesados que fizeram a van que os transportava tombar; espécime tem 30 metros de comprimento
Tecnologia e Ciência|Do R7
Paleontólogos argentinos descobriram os restos de uma nova espécie gigantesca de dinossauro herbívoro de pescoço longo na região da Patagônia, afirmando que o animal é um dos maiores já encontrados.
A descoberta na Reserva Natural Pueblo Blanco, apresentada nesta quinta-feira (18), foi realizada por cientistas em 2018. Os ossos do dinossauro eram tão grandes que fizeram com que a van que os levava a um laboratório de Buenos Aires tombasse, mas ninguém ficou ferido e os restos mortais ficaram intactos.
O paleontólogo Nicolás Chimento disse que os cientistas decidiram batizar o dinossauro de "Chucarosaurus Diripienda", que significa cozido e mexido, porque rolou e sobreviveu ao acidente.
Com 50 toneladas e 30 metros de comprimento, o Chucarosaurus é o maior dinossauro já descoberto na montanhosa província do Rio Negro. O animal teria vivido no período Cretáceo Superior ao lado de predadores, peixes e tartarugas marinhas.
O osso do fêmur do Chucarosaurus, que mede 1,90 metro, foi dividido em três partes, cada uma pesando mais de 100 quilos e exigindo pelo menos três pessoas para levantá-lo, disseram os cientistas.
A Patagônia foi lar dos maiores dinossauros herbívoros do mundo, como o colossal Patagotitan mayorum, o maior dinossauro já descoberto, embora os cientistas ainda não saibam por que as espécies cresceram tão rápido e, em alguns casos, nunca pararam de crescer ao longo de suas vidas.
" gallery_id="64428fc1cd77c0c0610015b6" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/dinossauro-de-50-toneladas-encontrado-na-argentina-e-um-dos-maiores-da-historia-18052023"]