Elon Musk anuncia foguete que acelera viagens na Terra
Segundo empresário, o BFR faz qualquer viagem no globo em uma hora
Tecnologia e Ciência|Filipe Siqueira, do R7
Horas antes do início do 69° Congresso Astronáutico, Elon Musk — mais conhecido pelos carros elétricos Tesla, mas também dono de uma inovadora empresa de fabricação de foguetes — fez um anúncio um tanto ambicioso.
Sua proposta envolve a construção de um foguete que poderá substituir o avião e levará pessoas para qualquer lugar da Terra em uma hora.
Para você ter uma ideia, uma viagem São Paulo-Tóquio leva cerca de 24 horas só dentro do avião.
A missão será dada ao novo grande foguete da empresa, apelidado de BFR (Big Fucking Rocket, é melhor não traduzir), que ainda está sendo projetado.
Não se anime ainda porque tudo isso só deve acontecer em muitos anos (se acontecer), mas Musk publicou um vídeo onde mostra seus planos. Um navio que leva passageiros a uma plataforma de lançamento no mar, um foguete que decola a 27 mil Km/h e no topo de uma órbita baixa do nosso planeta, ele ajusta a rota.
O vídeo é um tanto futurista, mas não parece difícil imaginar um futuro onde viagens de foguete possam ser quase tão comuns quanto aviões. O grande problema ainda é o custo. A própria SpaceX calcula o preço de cada voo em números atuais em cerca de R$ 290 milhões (US$ 90 milhões). Uma segunda questão é o treinamento, uma vez que voos dessa natureza ainda exigiriam resistência corporal não encontrada na maioria das pessoas, que viria acompanhada de desconforto extremo e até desmaios pelo deslocamento de sangue da cabeça para os pés.
Musk prometeu mais detalhes de seus projetos ambiciosos em um futuro próximo.