Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Elon Musk ordena retirada do Twitter de ferramenta de prevenção ao suicídio, dizem fontes

Musk e representantes do Twitter não se manifestaram sobre o assunto; não se sabe se serviço retornará

Tecnologia e Ciência|

O empresário Elon Musk, novo dono do Twitter
O empresário Elon Musk, novo dono do Twitter O empresário Elon Musk, novo dono do Twitter

O Twitter removeu nos últimos dias uma ferramenta que promove linhas diretas de prevenção ao suicídio e outros recursos de segurança para usuários que procuram determinado conteúdo, de acordo com duas fontes com conhecimento do assunto. As fontes disseram que Elon Musk determinou a retirada da ferramenta.

A ferramenta, chamada de #ThereIsHelp, exibe no topo de resultados de buscas específicas contatos para organizações de apoio em muitos países relacionadas à saúde mental, HIV, vacinas, exploração infantil, Covid-19, violência de gênero, desastres naturais e liberdade de expressão. Representantes do Twitter e de Musk não comentaram o assunto.

A organização norte-americana AIDS United, que era promovida pela hashtag #ThereIsHelp, e o grupo iLaw, que apoia liberade de expressão na Tailândia, disseram à Reuters nesta sexta-feira (23) que o fim da ferramenta foi surpreendente.

A AIDS United disse que uma página da web vinculada ao recurso do Twitter atraiu cerca de 70 visualizações por dia até 18 de dezembro. Desde então, atraiu 14 visualizações no total.

Publicidade

Eirliani Abdul Rahman, que estava recentemente no grupo consultivo de conteúdo do Twitter que foi dissolvido, disse que o desaparecimento de #ThereIsHelp é "extremamente desconcertante e profundamente perturbador."

Mesmo que tenha sido apenas temporariamente removido para dar lugar a melhorias, "normalmente você estaria trabalhando nisso em paralelo, não iria removê-lo", disse ela.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.