Emirados Árabes enviam sua 1ª missão para explorar Marte
Missão Al-Amal contou com o trabalho de 450 profissionais, sendo mais da metade árabes; sonda deve chegar ao planeta vermelho em fevereiro de 2021
Tecnologia e Ciência|Da Ansa Brasil
Os Emirados Árabes Unidos (EAU) lançaram com sucesso nesta segunda-feira (20) sua primeira sonda para uma missão no planeta Marte. Batizada de Al-Amal (Esperança, em tradução livre), ela também é o primeiro instrumento enviado por um país árabe ao Espaço.
Leia também
A missão deveria ter sido enviada no dia 15 de julho, mas foi adiada por duas vezes por conta das condições climáticas na base do centro espacial de Tanegashima, no Japão. Apesar de sair da base asiática, a construção e o envio foram realizados pelo Mohammed Bin Rashid Space Center (MBR SC), com cerca de 450 profissionais, sendo mais da metade de especialistas da EAU.
A sonda deve chegar a Marte em fevereiro de 2021, quando o país celebra seus 50 anos de unificação, e terá o objetivo de estudar a atmosfera local, criando uma espécie de "mapa do clima" ao longo de um ano marciano - o que equivale a 20 meses da Terra. Assim como os árabes, outras duas missões exploratórias para o planeta vermelho serão enviadas nos próximos dias, aproveitando o período em que Marte está mais próximo da Terra.
No dia 23 de julho, está previsto o lançamento da primeira missão chinesa para o astro, a Tianwen-1 ("Busca pela verdade celeste - 1"), que enviará dois veículos para o local para estudar a atmosfera marciana, bem como a estrutura interna e de superfície do planeta.
No dia 30, será a vez dos norte-americanos enviarem o seu quinto rover para o planeta, na aguardada missão da Nasa "Marte 2020".