Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Empresa americana cria robô equipado com sniper

Ghost Robotics pretende vender tecnologia ao exército dos EUA como equipamento de patrulha remota para bases militares

Tecnologia e Ciência|Lucas Ferreira, do R7

Versão desarmada do robô está sendo testada pela Força Aérea dos Estados Unidos
Versão desarmada do robô está sendo testada pela Força Aérea dos Estados Unidos Versão desarmada do robô está sendo testada pela Força Aérea dos Estados Unidos

A empresa Ghost Robotics apresentou um robô quadrúpede equipado com um rifle sniper de 6.5 milímetros que tem o alcance de disparo estimado em 1,2 quilômetro e é controlado remotamente. A companhia tentará negociar a tecnologia com o governo dos Estados Unidos para a patrulha de perímetro de bases militares.

De acordo com o site New Scientist, a Força Área americana está testando uma versão desarmada do robô, com aparência de cachorro, na base aérea de Tyndall, na Flórida.

O robô tem câmeras com visão noturna e é capaz de andar em terrenos onde equipamentos com rodas encontrariam dificuldade. Outra funcionalidade do dispositivo da Ghost Robotics é a capacidade de seguir rotas predeterminadas e, ainda assim, conseguir se desviar de objetos pelo caminho.

Segundo a empresa, o robô consegue alertar seu operador quando depara com um ser humano ou algo inesperado que possa representar uma ameaça ao perímetro.

Publicidade

Apesar de o robô operar parcialmente de maneira autônoma, o CEO da empresa, Jiren Parikh, afirma que não há intenções de desenvolver uma versão com uma arma sem supervisão humana.

“[A arma] é controlada por um operador remoto. Tem um ser humano controlando a arma, não há autonomia ou inteligência artificial.”

Para Parikh, robôs quadrúpedes despertam emoções distintas nos seres humanos. Enquanto alguns enxergam animais, como cachorros, outros têm lembranças negativas de filmes distópicos de ficção científica.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.