Logo R7.com
RecordPlus
Tecnologia e Ciência

Empresa francesa adia lançamento de sonda europeia Juice em direção a Júpiter devido ao mau tempo

Com custo de R$ 8,4 bilhões, esta é a primeira missão europeia a explorar planeta no sistema solar externo, que começa após Marte

Tecnologia e Ciência|Do R7

  • Google News
Imagem de janeiro mostra a sonda Juice, em Toulouse, na França, em preparação
Imagem de janeiro mostra a sonda Juice, em Toulouse, na França, em preparação

O lançamento da sonda europeia Juice para Júpiter, previsto para esta quinta-feira (13) a bordo de um foguete Ariane 5, foi adiado para sexta (14), devido às más condições climáticas, anunciou a empresa francesa Arianespace. 

Marcada para as 12h45 GMT (9h45 em Brasília) da base europeia de Kourou, na Guiana Francesa, a decolagem foi atrasada pelo risco de raios, poucos minutos antes do início da contagem regressiva final. 


A próxima tentativa de lançamento será em 24 horas, disse a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês). 

O adiamento foi anunciado da sala de controle Júpiter, onde estiveram presentes várias personalidades, como o rei Philippe, da Bélgica, e o astronauta francês Thomas Pesquet. 

Com um custo total de 1,6 bilhão de euros (cerca de R$ 8,4 bilhões), Juice (Jupiter Icy Moons Explorer) é a primeira missão europeia a explorar um planeta no sistema solar externo, que começa depois de Marte.

As luas geladas de Júpiter: Ganimedes, Europa e Calisto, que explorará a missão JUICE (Jupiter Icy Moons Explorer) da ESA (Agência Espacial Europeia)
As luas geladas de Júpiter: Ganimedes, Europa e Calisto, que explorará a missão JUICE (Jupiter Icy Moons Explorer) da ESA (Agência Espacial Europeia)

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.