Empresas fazem parceria para desenvolver baterias elétricas
Nova empresa da Panasonic e Toyota produzirá tecnologia em baterias prismáticas que seja utilizáveis em carros elétricos de outras montadoras
Tecnologia e Ciência|Do R7
A Toyota Motor e a Panasonic concordaram em estabelecer uma joint venture que começará a desenvolver baterias de veículos elétricos a partir de abril, à medida que as empresas japonesas se preparam para o esperado crescimento na demanda.
A nova empresa, chamada Prime Planet Energy and Solutions, desenvolverá baterias prismáticas - ou quadradas - que estarão disponíveis para qualquer montadora, disseram as duas empresas em comunicado nesta segunda-feira.
Ela começará as operações em 1º de abril com mais de cinco mil funcionários, com a Toyota detendo 51% de participação e a Panasonic o restante, disseram as empresas.
O empreendimento reflete o objetivo das empresas japonesas de se tornarem maiores participantes globais no setor de baterias automotivas, o que é vital para o desenvolvimento de veículos elétricos acessíveis, uma vez que regulamentos ambientais mais rigorosos em todo o mundo aceleram a mudança para carros mais ecológicos.
"As baterias - como soluções para fornecer energia para automóveis e várias outras formas de mobilidade, e como soluções para diversas questões ambientais - devem desempenhar um papel central na sociedade daqui para frente", disseram as empresas no comunicado.
A Panasonic é fornecedora exclusiva de baterias cilíndricas da fabricante norte-americana Tesla, mas busca expandir sua lista de clientes, intensificando o desenvolvimento das baterias prismáticas, que são mais amplamente utilizadas na indústria. A Tesla anunciou no mês passado que também utilizará baterias da coreana LG Chem e da chinesa CATL.
As duas empresas japonesas cooperam na pesquisa de baterias desde pelo menos 1996, quando criaram uma joint venture para fabricar baterias de carros híbridos, chamada Primearth EV Energy.