Enviar nudes para o Facebook pode evitar vazamentos de fotos íntimas
Ideia controversa é aproveitar inteligência artificial para bloquear criminosos
Tecnologia e Ciência|Tiago Alcantara, do R7
Pode parecer uma péssima ideia, mas o Facebook está testando uma solução para acabar com o vazamento de fotos íntimas na qual você envia suas imagens para a rede social. Sim, você leu certo, a ideia é que a inteligência artificial da rede social saiba que aquela foto é sua e bloqueie qualquer tentativa de revenge porn (vingança pornô, em tradução livre), quando um ex-parceiro ou conhecido divulga uma imagem sua de maneira não autorizada.
O mecanismo está sendo testado na Austrália e conta com o apoio do Instituto Real de Tecnologia de Melbourne (RMIT). Os dados no país são alarmantes: uma em cada cinco mulheres está vulnerável a esse tipo de exposição, segundo um estudo divulgado pelo mesmo instituto em maio deste ano.
Como funciona
Leia também
Para evitar a divulgação antes do nude vazar, a vítima em potencial preenche um formulário da agência gorvernamental australiana eSafety e, então, envia a foto que ela não quer que seja compartilhada para o Facebook para ela mesma. O envio é feito via mensagem nos aplicativos Messenger ou Instagram. Após enviar a mensagem, a pessoa precisa sinalizar ao Facebook que a mensagem é um conteúdo malicioso.
Contando com uma notificação via agência do governo da Austrália e também com a mensagem da própria pessoa, o Facebook utiliza seus algoritmos para bloquear a imagem. Com informações do site Tech Crunch.