Logo R7.com
RecordPlus
Tecnologia e Ciência

Equipes brasileiras participam da RoboCup, a Copa do Mundo da robótica

Small Size e Humanoides farão parte do campeonato na China

Tecnologia e Ciência|Do R7

  • Google News
Equipe Humanoide é uma das que irá representar o Brasil no campeonato
Equipe Humanoide é uma das que irá representar o Brasil no campeonato

A RoboCup, campeonato de robôs na China, terá representação brasileira na edição 2015. As equipes Small Size e Humanoide, formadas por alunos do Centro Universitário da FEI, em São Bernardo, estão do outro lado do mundo para competir pelo primeiro lugar no pódio da competição.

A RoboCup é considerada a Copa do Mundo da robótica. O objetivo do campeonato é montar robôs que sejam capazes de ganhar um jogo contra a seleção vencedora da Copa do Mundo de futebol. Todos os anos cerca de 400 times participam do torneio, de 45 países. 


O campeonato começa nesta sexta-feira (17) e vai até quinta (23). Ambas as equipes que irão representar o Brasil não são novatas no campo da robótica. O time Small Size já participou de quatro edições da RoboCup. Já a Humanoides estreou no torneio no ano passado.

Além de ser motivo de orgulho, a participação na RoboCup vem com responsabilidade para o aluno de graduação Danilo Smokovitz, integrante da equipe Small Size League.


— Ir para uma competição deste porte na China é uma grande responsabilidade, pois vamos representar a FEI, o Brasil. Por isso trabalhamos com afinco. Essa é uma oportunidade única e maravilhosa para nós.

O coordenador do curso de Ciência da Computação da FEI, Flavio Tonidandel, explica que a preparação dos robôs teve início em 2007, com os robôs da equipe Small Size em fase de desenvolvimento desde 2005.


— Os robôs são montados com peças de alumínio aeronáutico feitas em impressoras 3D, e comportam um completo sistema de mais de 20 servomotores que permitem o caminhar e movimentação do robô. Tem uma câmera para localização e um computador para processamento dos movimentos.

A RoboCup tem quatro categorias: resgate, futebol, tarefas domésticas e RoboCup Junior. Para participar dos jogos, os robôs podem se comunicar entre si via conexão wireless, mas sem interferência humano.


Para bater de frente com os adversários, ambas as equipes trabalharam mais em seus robôs, de acordo com Tonidandel.

— Todos os anos melhoramos alguma coisa. Este ano melhoramos o sistema de recepção da bola na categoria Small Size, e melhoramos o caminhar e a corrida do Humanoide, inclusive em cima de grama sintética.

Agora é torcer para as equipes trazerem algum troféu para casa.

Experimente de graça assisistir programas da TV Record online

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.