Esqueleto robótico pode ajudar pessoas idosas no dia a dia
Equipamento pensado para diminuir o desgaste físico de funcionários em fábricas pode ser usado também em atividades do cotidianas de aposentados
Tecnologia e Ciência|Do R7
Os exoesqueletos são equipamentos que facilitam a execução de tarefas repetitivas ou que exigem força física. Um funcionário que trabalha em uma fábrica, por exemplo, consegue carregar e levantar peças pesadas com menos risco de uma lesão.
A aposta agora é que esses esqueletos robóticos podem ser úteis para os idosos. Conforme a idade avança, atividades simples do cotidiano podem ser uma brecha para um acidente grave por conta da perda de massa muscular.
Leia também: Carro autônomo faz manobras em alta velocidade e com precisão
O equipamento desenvolvido pela empresa japonesa Innophyspesa pesa cerca de 10 quilos e é usado como uma mochila nas costas. Dessa forma, o usuário ganha um auxílio para levantar até 25 quilos sem exigir tanto dos braços, das pernas e coluna.
A fabricante acredita que o equipamento também poderá ser útil no cotidiano dos trabalhadores que estão perto de se aposentar. Visto que a população está envelhecendo e a mão de obra disponível diminuindo. Além disso, o governo japonês estuda aumentar a idade para aposentar de 65 para 70 anos.
Leia também:
Relembre 7 robôs incríveis que foram notícia em 2019