'Estamos atentos às eleições no Brasil', diz dono do Facebook
Mark Zuckerberg afirma que usará inteligência artificial para impedir interferências de grupos de interesse nas eleições por meio da rede social
Tecnologia e Ciência|Pablo Marques, do R7
Mark Zuckerberg, fundador e dono do Facebook, disse estar preocupado com as eleições que estão por vir neste ano no Brasil e em outros países e afirmou que a empresa está tomando medidas para evitar que sua rede social seja usada para influenciar os pleitos.
"Estamos especialmente atentos em 2018, com tantas eleições importantes em andamento, como Brasil, Índia, México e Paquistão", disse Zuckerberg.
No segundo dia de depoimentos no Congresso dos EUA, nesta quarta-feira (11), Zuckerberg foi questionado diversas vezes pelos parlamentares sobre questões relacionadas a eleições e democracia.
Leia também
Essa preocupação tem origem em 2016, durante as eleições presidências dos EUA. Suspeita-se que a Rússia tenha usado perfis falsos na rede social para influência os votos dos norte-americanos.
"Depois que descobrimos a ação dos russos nas eleições de 2016, a nossa prioridade é impedir isso não ocorra novamente" argumentou Zuckerberg.
Inteligência artificial
O Facebook estaria investindo em inteligência artificial para conseguir identificar e bloquear os perfis falsos que poderiam atuar em campanhas eleitorais.
Essa tecnologia já teria sido usada na eleição francesa em 2017, quando Emmanuel Macron foi eleito presidente.
"Foram realizadas diversas eleições desde 2016 e foi possível bloquear milhares de perfis fakes", explicou o executivo.