Europa propõe entrada padrão para carregadores de eletrônicos
Conectores devem ser os mesmos para todos os celulares, tablets e outros dispositivos móveis com a finalidade de gerar menos lixo
Tecnologia e Ciência|Guilherme Carrara, do R7*
A discussão sobre carregadores únicos voltou ao congresso europeu. O congresso de Strasbourg, na Alemanha, decidiu, em 13 de janeiro, que a União Europeia vai insistir em conectores padronizados e espera que as fabricantes colaborem com a medida.
Uma comissão de aparelhos de rádio e comunicação da União Europeia apresentou, em 2014, uma cartilha pedindo que fabricantes de telefones celulares adotassem uma entrada comum para carregadores. A finalidade seria reduzir o lixo eletrônico que chega a 51 milhões de toneladas por ano, segundo dados divulgados por um conselho do Parlamento Europeu.
Em 2009, 14 fabricantes de celulares aceitaram a proposta e mudariam seu padrão para o Micro-USB , entre elas Apple, Sony Ericsson, Motorolla e Samsung. Porém, a proposta foi adiada com o surgimento de entradas como USB-C e Lightenning, da Apple.
Como forma de obrigar as empresas a adotar o padrão único a União Europeia promete ser incisiva: "dado o progresso insatisfatório de uma abordagem voluntária, a Comissão Europeia irá realizar em breve um estudo de avaliação de impacto para avaliar os custos e benefícios de outras opções", afirma Margrethe Vestager, comissária da união europeia em documento.
A apple já se mostrou contra a medida e afirmou que é uma forma de "congelar a inovação" e que seria "ruim para o ambiente e desnecessariamente trabalhoso para o consumidor. A empresa tem uma entrada própria e exclusiva para os seus produtos.
*Estagiário R7, sob supevisão de Pablo Marques