Ex-CEO da Cambridge Analytica admite que usou dados do Facebook
Em audiência no Parlamento britânico, Alexander Nix confessou que a CA utilizou dados de usuários coletados por app de teste de personalidade
Tecnologia e Ciência|Fábio Fleury, do R7
O ex-CEO da Cambrige Analytica, Alexander Nix, confirmou nesta quarta-feira (6), em audiência no Parlamento britânico, que a empresa utilizou dados privados de usuários do Facebook, coletados por meio de um aplicativo de teste de personalidade.
A declaração contrariou um depoimento anterior, que Nix havia dado aos parlamentares em fevereiro, durante o auge do escândalo de vazamento de dados envolvendo a CA e o Facebook. Na ocasião, ele negou que sua empresa tivesse acessado os dados, mas nesta quarta ele deu a entender que teria entendido mal a pergunta e, por isso, mudou a resposta agora.
"Acredito que minha resposta poderia ter sido mais clara, mas garanto que não quero enganar ninguém. Minha impressão foi de que a pergunta era sobre se teríamos os dados em nosso poder, e acho que fui claro em dizer que não tínhamos mais. Para mim, apagamos todos os dados em boa fé. Depois, entendi que era sobre se tivemos acesso a esses dados e neste caso, a resposta é sim", afirmou.