Logo R7.com
RecordPlus
Tecnologia e Ciência

Facebook anuncia criação de chatbots que automatiza conversas no Messenger

Segundo rede social, atendimento automatizado será o futuro da comunicação corporativa

Tecnologia e Ciência|Do R7

  • Google News
Anúncio foi feito em conferência para desenvolvedores da empresa
Anúncio foi feito em conferência para desenvolvedores da empresa

Em seu evento voltado para desenvolvedores, o F8, o Facebook anunciou o lançamento de uma plataforma que permitirá a criação de chatbots, para automatizar o atendimento em sites de comércio e serviços online. Trata-se do Messenger Platform Beta, que segundo a empresa tornará a experiência de conversas em chats "muito mais atrativa".

A ideia é utilizar inteligência artificial para personalizar a experiência de atendimento ao usuário. Mark Zuckerberg, fundador e presidente do Facebook, mostrou as ferramentas e deu exemplos de como ela funciona. Um dos exemplos utilizou a loja de calçados Spring. Em poucas linhas de conversas, o usuário conseguiu ter acesso a uma série de modelos personalizados baseado no que ela buscava. Com alguns cliques o usuário já estava na tela de compras, já com tamanho e modelo desejado.


Facebook lança recurso Instant Articles no Brasil

O guia definitivo para limpar o Facebook de todo o tipo de coisa irritante


Transmissão ao vivo do Facebook recebe atualizações

"Estamos construindo tecnologia que vai dar a todos o poder de compartilhar facilmente qualquer coisa com qualquer pessoa. Seja para se manter em contato com seus amigos, começar um novo negócio ou ajudar a resolver os problemas do mundo, o caminho é conectar todas as pessoas", afirmou Zuckerberg, mostrando a amplitude das novas ferramentas do Messenger.


Além do óbvio uso para lojas virtuais, os chatbots também terão poderão ser utilizados por companhias aéreas para responderem questões sobre voos, empresa telefônicas apresentando novos produtos ou em empresas de delivery de refeições.

Logo após os anúncios, a API das aplicações já estava disponibilizada para testes. Através dela, desenvolvedores já podem criar bots para enviarem respostas configuradas, informações ou imagens, além de links para o site da empresa. Após o período inicial de testes, o Facebook aceitará as implementações de bots feitos por usuários.


Outras ferramentas também foram apresentadas, como o Account Kit, que permitirá o login em sites com a conta do Google; o Social Plugin, para salvar listas de compras e URLs diretamente no perfil do Facebook; além de outras aplicações que darão aos desenvolvedores (e ao próprio Facebook) dados completos sobre interações para permitir a segmentação de conteúdo e publicidade.

A ideia dos chatbots não é exclusiva e em breve se tornará onipresente. A Microsoft já anunciou algo similar, bem como o Telegram. Não é difícil apostar que também chegará ao WhatsApp em breve.

O lançamento também revela mais uma forma da rede social dar passos cada vez mais largos para se tornar onipresente. Anteriormente, a empresa também lançou o serviço Instant Articles, para ler notícias diretamente na rede social, e o Internet.org, para levar conexão (com a própria rede social como página principal) para países de terceiro mundo.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.