Facebook assume fiscalizar fotos e links enviados pelo Messenger
Desde o início do escândalo envolvendo a rede social, os usuários estão descobrindo aos poucos quais dados pessoais são obtidos pela empresa
Tecnologia e Ciência|Pablo Marques, do R7
O Facebook tem muito mais controle sobre os perfis dos usuários do que o mundo pode imaginar. Aos poucos, estão sendo reveladas todas as informações que a plataforma é autorizada a coletar. A última descoberta é que fotos e links compartilhados pelo Messenger são escaneados.
Leia também
Segundo informações publicadas pela Bloomberg, o procedimento é realizado para garantir que os conteúdos enviados pelo aplicativo de mensagem estão dentro dos “padrões da comunidade. ”
O sistema é acionado para conferir do que se trata o conteúdo de uma conversa privada. Quando fotos de pornografia infantil são identificadas, por exemplo, o envio é bloqueado. Se alguém tentar usar o aplicativo para espalhar o link de um vírus, o Facebook também consegue identificar e barrar.
O recurso independe da vontade do usuário e não pode ser desativado. A rede social se defende dizendo que o sistema é semelhante com aqueles usados por outras empresas para garantir a segurança dos usuários.