Facebook elimina testes de personalidade após vazamentos
Rede social anunciou que fará uma atualização nas políticas de uso da plataforma para impedir que aplicativos coletem dados
Tecnologia e Ciência|Pablo Marques, do R7
O Facebook anunciou na última quinta-feira (25) que fará uma mudança que irá banir todos os testes de personalidades da rede social. A intenção é aumentar a privacidade dos usuários e a segurança dos dados.
Segundo o comunicado, os aplicativos existentes não terão mais acesso a partir de 30 de julho deste ano. A empresa complementa dizendo que dará apoio aos desenvolvedores para que recursos continuem sendo criados para a plataforma.
Leia também
O caso do vazamento de dados de 87 milhões de usuário pela consultoria política Cambridge Analytica teve como origem um teste de personalidade. Uma brecha nos direitos de uso da rede social de Mark Zuckerberg permitia o acesso aos dados do perfil e também de todos os amigos relacionados.
Os dados coletados teriam sido utilizados pela Cambridge Analytica para promover posts na rede social e influenciar a opinião pública nas eleições dos EUA e no plebiscito do Brexit,
Aos jornais envolvidos na investigação, New York Times e The Guardian, o Facebook afirmou que o aplicativo que obteve os dados foi suspenso em 2015.