Facebook prestará esclarecimentos à União Europeia semana que vem
Mark Zuckerberg foi convocado pelas autoridades para explicar o uso dos dados dos usuários pela rede social após o escândalo de vazamento
Tecnologia e Ciência|Pablo Marques, do R7 com Reuters
O dono do Facebook, Mark Zuckerberg, aceitou ir ao Parlamento Europeu na semana que vem para prestar esclarecimentos sobre o uso dos dados dos usuários pela rede social.
"O fundador e CEO do Facebook aceitou nosso convite para vir a Bruxelas o quanto antes, possívelmente já na semana que vem", disse Antonio Tajani, presidente do Parlamento Europeu.
As autoridades europeias querem esclarecer após o vazamento dos dados de 87 milhões de perfis do Facebook pela consultoria britânica Cambridge Analytica.
O escândalo veio a público em março deste ano quando o jornal norte-americano New York Times e o britânico The Guardian publicaram reportagens sobre a coleta e o armazenamento de dados do Facebook sem o consentimento dos usuários, em 2014.
Essas informações coletadas de forma irregular pela Cambridge Analytica teriam sido utilizadas para influenciar a opinião pública durante o plebiscito do Brexit, que decidiu pela saída do Reino Unido da União Europeia. E também para beneficiar a campanha na internet de Donald Trump, em 2016.
Em abril, Zuckerberg foi ao Congresso dos Estados Unidos para explicar o escândalo e a maneira como o Facebook utiliza os dados de seus usuários. Inicialmente, o CEO da rede social não iria ao Parlamento Europeu e um técnico da empresa iria em seu lugar.