Facebook remove 14 milhões de posts que promoviam o terrorismo
Rede social publicou um levantamento com o número de conteúdos que foram retirados da plataforma nos três primeiros trimestres do ano
Tecnologia e Ciência|Pablo Marques, do R7
O Facebook publicou na última quinta-feira (8) os dados sobre a quantidade de conteúdos que foram retirados do ar por promoverem o terrorismo. Segundo a publicação, assinada por dois executivos da rede social, mais de 14 milhões de posts foram removidos só em 2018.
Leia também
"Temos o cuidado de não revelar muito sobre nossas técnicas por causa de mudanças adversárias por parte de terroristas", escreveram Monika Bickert, diretora global de gerenciamento de políticas, e Brian Fishman, chefe de políticas antiterrorismo.
Um sistema automatizado que identifica 19 idiomas e trabalha juntamente com funcionários da empresa para identificar postagens que podem ter ligações com grupos terroristas. A empresa reconhece que mesmo assim podem ocorrer falhas.
Neste ano, o tempo para derrubar uma postagem foi de 43 horas para 18 horas. Os executivos afirmam que 99% das remoções ocorreram antes mesma de uma denúncia dos usuários.
Nem tudo o que foi retirado da plataforma criada por Mark Zuckerberg foi postado neste ano. Uma parcela dos conteúdos que passaram por essa varredura foi publicada há algum tempo.
Leia também:
Conheça os sinais de que você recebeu uma fake news no WhatsApp