FBI prende líderes de grupo que fraudou a Apple em R$ 24 milhões
iPhones e iPads falsos importados da China eram trocados por aparelho originais em lojas oficiais da marca nos Estados Unidos
Tecnologia e Ciência|Pablo Marques, do R7
O FBI prendeu, na quarta-feira (13), os líderes de um grupo que aplicou um golpe de 6 milhões de dólares, cerca de R$ 24 milhões, contra a Apple.
O esquema teria a participação de 14 pessoas e seria chefiado pelos irmãos Zhiwei Liao, Zhimin Liao e Zhiting Liao. Os três nasceram na China, mas são cidadãos norte-americanos naturalizados.
Leia também
Os acusados importavam iPhones e iPads falsificados da China e trocavam por aparelhos originais em lojas oficiais. O FBI estima que mais de 10 mil aparelhos foram usados no esquema.
Os equipamentos falsificados eram danificados intencionalmente e apresentados como sendo dispositivos genuínos. A cobertura da garantia de fábrica trocava os aparelhos por modelos originais da Apple.
De acordo com a acusação, os modelos falsificados tinham IMEI, número de identificação internacional de equipamento móvel, e números de série que correspondiam a iPhones e iPads genuínos comprados por outras pessoas nos EUA ou no Canadá.
“A fabricação de produtos falsificados e seu uso para fraudar empresas norte-americanas procura minar fundamentalmente o mercado e prejudicar pessoas inocentes cujas identidades foram roubadas em decorrência dessas atividades", disse o advogado americano Robert Brewer em comunicado à imprensa da Justiça dos EUA.
Veja também:
De modo escuro a Memoji! Saiba quais são as novidades do iOS 13