Foguete da Blue Origin cai após decolagem frustrada; assista ao vídeo
Empresa espacial de Jeff Bezos informou que não houve feridos; voo não era tripulado
Tecnologia e Ciência|Do R7, com informações da AFP
Um foguete não tripulado da Blue Origin caiu pouco depois de ter decolado, nesta segunda-feira (12) no Texas, sul dos Estados Unidos, informou a empresa espacial de Jeff Bezos, acrescentando que a cápsula conseguiu se separar do resto do foguete.
"Falha no mecanismo de impulsão durante o voo não tripulado de hoje", anunciou a empresa, acrescentando, em seguida, que o sistema de ejeção da cápsula funcionou como o esperado, mas que "não houve feridos".
Um vídeo mostra, após aproximadamente um minuto da decolagem, a cápsula ativando os motores de emergência e se separando do foguete a toda velocidade. Em seguida, ela aterrissa com a ajuda de paraquedas.
O vídeo não mostra o que aconteceu com o foguete que "caiu no chão", escreveu a empresa, e que em caso de sucesso deveria ter retornado e pousado suavemente.
A cápsula não tripulada carregava apenas material de pesquisa para a missão New Shepard 23.
O regulador da aviação civil dos Estados Unidos (FAA) anunciou a suspensão de qualquer nova decolagem enquanto uma investigação é realizada.
"A cápsula pousou com segurança enquanto o foguete caiu no chão na zona de risco designada", escreveu a agência federal.
Esta foi a 23ª missão da empresa e a primeira a terminar em acidente, o que representa um golpe para a empresa de turismo espacial criada pelo fundador da Amazon.
O próprio Jeff Bezos participou do primeiro voo tripulado do New Shepard, em julho de 2021. Desde então, o foguete transportou cerca de 30 pessoas, incluindo William Shatner, ator da icônica série de ficção Jornada nas Estrelas.
No início de agosto, a empresa enviou com sucesso a primeira egípcia e o primeiro português ao espaço, em uma experiência de apenas alguns minutos em ausência de gravidade.