Fotógrafo admite que imagem premiada em concurso prestigiado foi gerada por inteligência artificial
Boris Eldagsen disse que fez a inscrição polêmica no Sony World Photography Award para iniciar uma discussão e recusou o prêmio
Tecnologia e Ciência|Do R7
Mais um fotógrafo famoso admitiu que usou programas de inteligência artificial para gerar imagens premiadas. No caso mais recente, o alemão Boris Eldagsen chegou a ser premiado no prestigiado Sony World Photography Award, mas recusou o prêmio.
O trabalho, intitulado Pseudomnesia: the Electrician, foi o vencedor da categoria "criativa aberta" na última semana. A imagem pode ser vista abaixo, como publicada no momento da inscrição.
Enquanto os organizadores da premiação disseram à BBC News ter sido enganados por Boris, o artista afirmou que queria iniciar uma discussão sobre o futuro da fotografia.
Apos ter saído vencedor, Boris publicou uma declaração no site dele em que perguntava se uma imagem do tipo deveria ganhar o concurso.
"Eu me inscrevi (...) para descobrir se as competições estão preparadas para a chegada de imagens IA. Elas não estão. Nós, do mundo da fotografia, precisamos de uma discussão aberta. Uma discussão sobre o que queremos considerar fotografia e o que não", disse Boris.
Na esteira da repercussão do caso, ele anunciou uma série de cursos para "trabalhar profissionalmente" com ferramentas geradoras de imagem, como midjourney e DALL-E2.
Discussão inteligente
Esse é mais um capítulo dos limites do uso de ferramentas de IA em criação de livros, reportagens e imagens — muitas delas totalmente falsas.
Como resposta, a World Photography Organisation, que gerencia a competição, disse que a categoria permite o uso de "várias abordagens experimentais para a criação de imagens", e que a entidade conversou com Boris antes de dar o prêmio a ele.
"Como tal, seguindo nossa correspondência com Boris e as garantias que ele forneceu, sentimos que sua inscrição preenchia os critérios para esta categoria e apoiamos sua participação", disse um comunicado dos organizadores.
Leia também
Eles disseram ainda "reconhecer a importância desse assunto [IA] e seu impacto na criação de imagens hoje".
Como consequência, a inscrição de Boris foi excluída, e o prêmio será entregue a outro candidato.
CONFIRA TAMBÉM: Vale da estranheza: fotos realistas geradas por inteligência artificial perturbam redes sociais