Um dos maiores nomes dos E-Sports mundial, o brasileiro Gabriel ‘FalleN’ Toledo conversou com o R7 e deu dicas para quem quer se tornar um profissional dos games
Reprodução/Twitter
O primeiro ponto destacado por FalleN, que foi eleito segundo melhor jogador do mundo em 2016, para quem busca se profissionalizar é o desenvolvimento sincronizado tanto da parte prática, quanto da teórica: "Após as recomendações da OMS, os campeonatos estão sendo realizados de forma online ou sem torcida. Então, hoje você tem uma boa oportunidade para acompanhar as partidas profissionais e estudar o 'meta' (as estratégias) atual”, orienta o jogador
Reprodução/BBC Brasil
Gabriel ressalta também os desafios para se tornar um profissional e a importância de saber como lidar com essas situações. “O caminho não será fácil e você terá que ser resiliente. Apesar dos esportes eletrônicos estarem mais consolidados em nosso país e no mundo, ainda é desafiador o caminho até se alcançar o nível profissional. Em sequência, quando se faz parte de um time que é referência em sua modalidade, os olhos dos adversários estarão sempre voltados para você, onde haverá uma necessidade de reinvenção diária”.
Divulgação/MIBR
Ao comparar os bons jogadores amadores com os profissionais, o pro-player fala sobre a importância da preparação psicológica para enfrentar os desafios do cotidiano. “É um diferencial quando o jogador já possui uma habilidade inata no game. Porém, o atleta de E-Sports profissional também deve saber lidar com situações adversas que irão aparecer no cotidiano, como a pressão durante os torneios, a postura em saber jogar em equipe além de ter humildade nas derrotas e buscar a evolução”.
Reprodução/Riot Games
Para aqueles que pensam que essas dicas se aplicam apenas ao Counter Strike ou a jogos de tiro, FalleN reitera que, apesar de cada jogo possuir um “ecossistema próprio”, os desafios enfrentados pelos atletas são bem parecidos no final. "Como em qualquer área, o esforço e a paixão pelo o que se faz devem ser ingredientes diários na jornada”, completa.
Marcelo Maragni/Red Bull Content Pool
Por fim, Gabriel, que joga desde criança, quando tinha de ir à lan houses com seus irmãos, dá seu último conselho: “Se divirta! Se jogar é o que te faz feliz, eu tenho certeza que o resultado do seu esforço será muito melhor! Neste momento, treine com os seus amigos ou time de forma online para melhorar a sua gameplay”.