Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Geleira boliviana Tuni está desaparecendo, dizem cientistas

Mudança climática acelera o derretimento e ameaça o suprimento de água para a capital, La Paz, que já está reduzido

Tecnologia e Ciência|

Geleira que fornece água para La Paz está derretendo, alertam cientistas
Geleira que fornece água para La Paz está derretendo, alertam cientistas Geleira que fornece água para La Paz está derretendo, alertam cientistas

A geleira Tuni, da Bolívia, está desaparecendo mais rápido do que o inicialmente previsto, de acordo com cientistas da nação andina, uma situação que provavelmente agravará a escassez de água que já assola a capital La Paz, a apenas 60 km de distância.

Leia também: A queda de avião que transformou viagem de lua de mel em aventura pela selva amazônica

Cientistas da Universidad Mayor de San Andrés (UMSA), que monitoram Tuni e outras geleiras regionais, disseram à Reuters que a geleira antes extensa foi reduzida a apenas um quilômetro quadrado.

Se antes previam que duraria até 2025, agora dizem que seu desaparecimento é iminente.

Publicidade

“Todo esse setor já foi coberto de gelo”, disse o glaciologista universitário Edson Ramírez. Em grande parte do antigo caminho da geleira, agora há apenas restos de rocha, expostos pela primeira vez em séculos.

Derretimento acelerado

Embora a geleira esteja recuando desde a Pequena Era Glacial, quando enormes campos de gelo cobriam muitas montanhas andinas, a rápida mudança do clima acelerou o processo, de acordo com cientistas bolivianos.

Publicidade

Chuvas torrenciais e secas se tornaram mais comuns e as neves nas montanhas menos estáveis, disseram.

A mudança climática e o rápido desaparecimento das geleiras coincidiram com uma mudança do campo para as cidades da Bolívia, afirmam os pesquisadores, pressionando fontes de água já em redução.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.