Golpe no WhatsApp oferece R$ 70 em crédito para celular
Mais de 30 mil pessoas foram vítimas de uma falsa promoção do aplicativo de mensagens em apenas 24 horas, segundo o Dfndr Lab
Tecnologia e Ciência|Pablo Marques, do R7

Os golpes no WhatsApp estão cada vez mais frequentes e usam sempre uma estratégia semelhante: uma promoção falsa para atrair a atenção das possíveis vítimas.
Leia também: Aprenda a espionar o status do WhatsApp sem ninguém saber
Leia também
Desta vez, os criminosos estão oferecendo R$ 70 em crédito para celular em comemoração pelo aniversário do WhatsApp. Para ter direito ao prêmio, é preciso responder um questionário e compartilhar o link com amigos e familiares.

Segundo o Dfndr lab, laboratório da PSafe especializado em cibersegurança, nas últimas 24 horas, mais de 30 mil usuários do aplicativo caíram no golpe.
Leia também: Golpe no WhatsApp usa Outubro Rosa para atrair vítimas
Quem clica no link e compartilha, é direcionado para uma outra página que oferece cartões de crédito sem consulta ao SPC e ao Serasa. O objetivo é coletar informações como nome, e-mail, CEP e data de nascimento por meio de cadastros falsos.

Procurado pelo R7, o WhatsApp afirma que não está realizando nenhuma ação comemorativa no momento e que não tem conhecimento desse golpe.
O empresa orienta seus usuários a não clicar em links desconhecidos, não enviar dados pessoais e conferir a veracidade das mensagens recebidas em páginas oficiais.
Veja também: Conheça os sinais de que você recebeu uma fake news
As notícias falsas, chamadas também de fake news, circulam em grande volume entre os usuários das redes sociais e aplicativos de mensagens, como o WhatsApp. O R7 entrevistou a advogada Patrícia Borsato, da Comissão de Direito Digital da OAB-SP e especi...
As notícias falsas, chamadas também de fake news, circulam em grande volume entre os usuários das redes sociais e aplicativos de mensagens, como o WhatsApp. O R7 entrevistou a advogada Patrícia Borsato, da Comissão de Direito Digital da OAB-SP e especialista em direito digital, para descobrir o que deve ser conferido antes de compartilhar um link











