Google começa a vender Chromecast no Brasil
Empresa lança aparelho que transforma TV em central multimídia por R$ 199
Tecnologia e Ciência|Tiago Alcantara, do R7
O Google apresentou nesta terça-feira (3) seu dispositivo Chromecast, durante evento na sede da companhia em São Paulo. O acessório chega às lojas brasileiras na quarta-feira (4) por R$ 199. O produto será vendido nas lojas online dos varejistas Ponto Frio, Extra e Casas Bahia. Em breve, o Google espera disponibilizar o produto também em lojas físicas.
Parecido com um pendrive, o dispositivo foi lançando pela gigante das buscas no ano passado nos EUA. O acessório permite que TVs se comuniquem com celulares e computadores para reproduzir conteúdo e também permite acesso à conteúdos de serviços de streaming - Netflix, Google Play Filmes, Vevo, Craclke, Rdio e YouTube, por exemplo.
Para o lançamento o Google prepara algumas ações de marketing e também promete reunir todos os apps compatíveis com o acessório em uma página especial da loja de aplicativos Google Play.
Saiba como funciona o Chromecast nas imagens
Comparativo: iPhone 5s e Galaxy S5 contra os novos tops de linha
Para o executivo de parcerias do Google na América Latina, Newton Neto, o Chromecast surgiu para que os consumidores possam aproveitar melhor sua televisão, aparelho que, na maioria dos casos, tem a melhor imagem e som da casa das pessoas.
- Às vezes a tela do celular não oferece a melhor experiência. Você pode usar o celular normalmente, sem que a reprodução fique interrompida. Mesmo quando ele está em modo standby, na tela de bloqueio, é possível controlar o Chromecast. O principal benefício é colocar na tela da TV a experiência que você já tem no celular.
Neto afirma que o Chromecast não deve perder espaço para uma smartTV. Para o executivo do Google, a possibilidade de criar playlists e a grande variedade de aplicativos integrados dão uma boa chance ao acessório. Neto aponta que o principal diferencial do aparelho está na criatividade dos desenvolvedores, já que o SDK dele é aberto.
A partir dessa quarta, o Google promete disponibilizar em português as instruções para que os programadores brasileiros usem o kit de desenvolvimento do Chromecast. Atualmente, a companhia busca parcerias de conteúdo local para a versão nacional do acessório.
- Entendemos que essas plataformas [Chromecast e smartTV] vão coexistir, mas temos uma série de apps compatíveis e esse ecossistema que a gente cria é diferenciado. Temos oportunidades não só com os clientes que não tem smartTVs, quanto com aqueles que têm e querem essa opção.
Como funciona
O Chromecast se conecta com a TV por meio da entrada HDMI do aparelho e a saída USB do televisor. O acessório também pode ser ligado na tomada. Newton explica que não há uma transmissão da imagem da tela do celular para a tela da TV. O Chromecast vai direto na nuvem do Netflix para que você continue usando seu celular e também tenha a melhor qualidade possível.
Conheça a sede do Google no Brasil
Se acabar a bateria do celular, o Chromecast continua reproduzindo o vídeo até o final. De acordo com o Google, o aparelho roda uma versão personalizada do sistema Chrome OS que deve receber atualizações automáticas. O aparelho também não deve consumir mais bateria de celulares e tablets por conta da transmissão.
O acessório de streaming ainda consegue trabalhar com celulares conectados no 3G. A configuração inicial pode ser feita com um aplicativo específico do Chromecast disponível para Android e iOS e também é possível configura-lo pelo computador. Nos notebooks e computadores (Windows, Mac, Linux, ChromeOS), é possível espelhar uma aba do navegador, desde que o usuário conte com o navegador Chrome e a extensão Cast instalada.