Google é processado em 7 países por violar privacidade de usuários
Denúncias partiram da Holanda, Polônia e em cinco outros membros da União Europeia. Empresa já é processada nos EUA
Tecnologia e Ciência|Do R7
Agências de consumidores na Holanda, Polônia e em cinco outros Estados membros da União Europeia pediram nesta terça-feira (27) que órgãos reguladores de privacidade tomem ações contra o Google por supostamente rastrear movimentos de milhões de usuários, em violação à nova lei de privacidade do bloco.
O Google já é alvo de um processo nos Estados Unidos por supostamente monitorar usuários de celular independentemente de suas configurações de privacidade.
Os grupos de consumidores, entre eles agências da República Tcheca, Grécia, Noruega, Eslovênia e Suécia, apresentaram queixas a suas respectivas autoridades nacionais de proteção de dados com base em estudo realizado na Noruega.
Leia também
A Organização Europeia do Consumidor (Beuc) alega que o Google usa diversos métodos para encorajar usuários a ativar as configurações "histórico de localização" e "atividade na web e de apps", que são integradas em todas as contas do Google.
"Essas práticas injustas deixam os consumidores no escuro sobre o uso de seus dados pessoais", disse a Beuc, falando em nome dos grupos de consumidores dos países envolvidos.
"Essas práticas não estão em conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR), à medida que o Google não possui um fundamento legal válido para processar os dados em questão. Especificamente, o relatório indica que o consentimento dos usuários nestas circunstâncias não é dado livremente", disse.
O GDPR, que permite que usuários controlem seus dados, prevê multas de até 4 por cento da renda global das companhias que violam seus termos.
Procurado para comentar as queixas, um porta-voz do Google disse: "O histórico de localização é desativado por padrão, e você pode editá-lo, ou suspendê-lo a qualquer momento. Se está ativado, ajuda a melhorar serviços como a previsão de tráfego em seu trajeto."
"Se você o suspende, nós deixamos claro que --dependendo das configurações individuais de seu celular ou aplicativo-- nós ainda podemos coletar e utilizar dados de localização para melhorar sua experiência no Google."
"Estamos constantemente trabalhando para melhorar nossos controles e iremos ler esse relatório com atenção para ver se há coisas que podemos adotar", disse.