Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo dos EUA investiga sistema de piloto automático dos carros da Tesla

Departamento de Justiça registrou mais de uma dúzia de acidentes, alguns fatais, que envolviam o auxílio ao motorista

Tecnologia e Ciência|

O modo autopilot dos carros da Tesla são investigados pelo governo
O modo autopilot dos carros da Tesla são investigados pelo governo O modo autopilot dos carros da Tesla são investigados pelo governo

A Tesla está sob investigação criminal nos Estados Unidos por alegações de que os veículos elétricos da empresa podem circular sem motorista, disseram três pessoas familiarizadas com o assunto.

O Departamento de Justiça dos EUA lançou a investigação após mais de uma dúzia de acidentes, alguns fatais, que envolviam o sistema de assistência ao motorista, o piloto automático, que estava ativado durante as colisões, relataram as fontes.

Na semana passada, Elon Musk, dono da Tesla, disse que a empresa lançaria em breve uma versão atualizada do software "Full Self-Driving", que permite aos usuários dos carros da marca que viajem sem precisar tocar no volante. Um vídeo no site da companhia diz: "A pessoa no banco do motorista está lá apenas por motivos legais. Ele não está fazendo nada. O carro está dirigindo sozinho".

No entanto, a empresa alertou explicitamente os motoristas de que eles devem manter as mãos no volante e manter o controle de seu veículo enquanto usam o piloto automático.

Publicidade

A tecnologia da Tesla foi projetada para auxiliar na direção, na frenagem, na velocidade e em mudanças de faixa, mas seus recursos "não tornam o veículo autônomo", diz a companhia no site.

Esses avisos podem complicar qualquer caso que o Departamento de Justiça queira trazer contra a empresa, disseram as fontes.

Publicidade

A Tesla não comentou o assunto. Um porta-voz do Departamento de Justiça também não se manifestou.

Musk já disse que os problemas do piloto automático ocorrem quando clientes usam o sistema de forma contrária às instruções.

Publicidade

VEJA TAMBÉM: Foguete da empresa de Elon Musk pega fogo durante teste de solo

A investigação do Departamento de Justiça representa potencialmente um nível mais sério de investigação contra a empresa, devido à possibilidade de acusações criminais contra a montadora e seus executivos.

Como parte da investigação, os promotores do Departamento de Justiça em Washington e São Francisco estão examinando se a Tesla enganou consumidores, investidores e reguladores ao fazer alegações sem fundamento sobre as capacidades de sua tecnologia de assistência ao motorista, disseram as fontes.

A investigação do Departamento de Justiça está longe de recomendar qualquer ação, em parte porque compete com outras investigações do DOJ que implicam a Tesla, informou uma das fontes.

O Departamento de Justiça também pode enfrentar desafios na construção de seu caso por causa dos alertas da Tesla contra o excesso de confiança no piloto automático.

Em agosto de 2021, a Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário dos EUA abriu uma investigação sobre uma série de acidentes, um deles fatal, que envolviam Teslas equipados com piloto automático.

LEIA ABAIXO: Tesla mostra como funciona a produção da bateria de seus carros

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.