Grupo Fleury retoma parte dos serviços após ataque cibernético
A rede de serviços de saúde negou, em comunicado, que tenha recebido pedidos de resgate por parte dos hackers
Tecnologia e Ciência|Do R7, com Agência Estado
Três dias após ser atingido por um ataque cibernético, o sistema do grupo de serviços de saúde Fleury continua fora do ar. Em um comunicado divulgado na noite de quinta-feira (24), a empresa afirmou que começou a restabelecer parcialmente os serviços, especialmente os que funcionam dentro de hospitais particulares.
Leia também: Ataque cibernético deixa sistemas do grupo Fleury indisponíveis
O grupo também esclareceu que não houve nenhum pedido de resgate por parte dos hackers que realizaram o ataque. Nas últimas semanas, houve pedido e pagamento em diversos outros casos de invasão, como no ataque ao sistema da empresa de frigoríficos JBS e da Colonial Pipelines, maior empresa de gasoduto norte-americana.
"Informamos que não procede a informação de resgate relacionado ao ataque cibernético que sofremos ou a qualquer outro evento. Como já foi informado anteriormente, reiteramos que nossa base de dados está íntegra e destacamos que não há quaisquer evidências de vazamento de dados e informações sensíveis", diz o comunicado.
No momento, ainda não é possível agendar exames dentro do site da empresa, mas os clientes podem procurar as unidades de atendimento pessoalmente. Também não há previsão para o restabelecimento dos serviços.
O Hospital Sírio-Libanês comunicou que, por causa do ataque externo aos sistemas do Laboratório Fleury, seu parceiro, tem sido atendido por meio de um sistema de contingência que permite a continuidade da realização de exames laboratoriais a todos os pacientes que procurarem atendimento.
"Enquanto isso, equipes do Sírio-Libanês e do laboratório trabalham rapidamente para sanar possíveis atrasos nos exames. Ressaltamos que os sistemas do Sírio-Libanês não foram afetados, e que não há impactos na liberação de laudos dos exames de imagem e demais testes realizados por nossos pacientes", disse o hospital, em nota.
O grupo Fleury é uma das maiores redes de laboratórios do país, com 242 unidades de atendimento em 8 estados e no Distrito Federal. Além disso, presta serviços a diversos hospitais, como Sírio-Libanês, Beneficência Portuguesa, Samaritano, Oswaldo Cruz, A.C. Camargo, Moinhos de Vento e Mãe de Deus.