Huawei pune equipe por publicação no Twitter feita por iPhone
A empresa disse que rebaixou os dois funcionários responsáveis pela publicação e reduziu seus salários em 5 mil iuanes, cerca de 3 mil reais
Tecnologia e Ciência|Do R7
A chinesa Huawei Technologies puniu dois funcionários por enviarem cumprimentos de Ano Novo pela conta oficial da empresa no Twitter usando um iPhone, mostrou um memorando interno.
Leia também: O que a China quer fazer no 'lado escuro da Lua'
A Huawei, cujos aparelhos da série P competem com o iPhone da Apple, desejou a seus seguidores um "feliz 2019" no dia do feriado de Ano Novo em uma publicação no Twitter seguida pela mensagem automática "via Twitter para iPhone".
A publicação foi rapidamente removida, mas os screenshots do erro se espalharam pelas redes sociais.
Em um memorando interno da Huawei datado de 3 de janeiro e visto pela Reuters, o vice-presidente corporativo sênior e diretor do conselho, Chen Lifang, disse que "o incidente causou danos à marca Huawei".
Leia também
Hackers vazam dados de Merkel e centenas de políticos alemães
O que o Museu Nacional, incendiado em 2018, fará em 2019 com os R$ 85 milhões previstos para sua recuperação
China faz história ao pousar sonda no lado oculto da Lua
Amendoim ou boneco de neve? Conheça Ultima Thule, objeto mais distante já explorado no espaço
O erro ocorreu quando a administradora terceirizada de redes sociais Sapient teve "problemas de VPN" com um computador desktop e usou um iPhone com um cartão SIM em roaming para enviar a mensagem a tempo, à meia noite, disse a Huawei no memorando.
O Twitter, assim como vários serviços estrangeiros, como o Facebook e o Google, são bloqueados na China, onde o uso da internet é fortemente censurado. Para obter acesso, os usuários precisam de uma conexão de rede virtual privada (VPN).
A Huawei, que superou a Apple como segunda maior fabricante de smatphones do mundo em volume entre janeiro e setembro, se recusou a comentar as questões internas quando contatada pela Reuters.
A Sapient não respondeu imediatamente a um pedido de comentário enviado por meio do formulário de contato em seu site. As chamadas realizadas para o escritório da empresa em Pequim não foram respondidas.
No memorando, a Huawei disse que o erro mostra a falta de procedimento e supervisão da administração. A empresa disse que rebaixou os dois funcionários responsáveis pela publicação e reduziu seus salários em 5 mil iuanes (728,27 dólares).
O salário de um dos funcionários - o diretor de marketing digital da Huawei - também ficará congelado por 12 meses.
Wi-Fi: como ter uma rede mais segura e com um sinal melhor