Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ilha pretende abandonar os relógios e acabar com o conceito de tempo

População de cerca de 350 pessoas na Noruega  vive mais de dois meses por ano sem ver o sol se pôr e outros dois meses em noites intermináveis

Tecnologia e Ciência|Pablo Marques, do R7

População da Sommarøy pretende abandonar os relógios
População da Sommarøy pretende abandonar os relógios População da Sommarøy pretende abandonar os relógios

A população de pouco mais de 350 pessoas que vive na ilha de Sommarøy, na Noruega, iniciou uma campanha para ser único lugar do planeta a abolir a noção de tempo.

Por estar localizada além do Círculo Polar Ártico, o local tem logos períodos do ano que são vem diferentes do habitual em outras partes do globo. 

De maio até julho, o Sol não se põe nunca e segue brilhando no céu por 69 dias seguidos. No período de inverno, de novembro a janeiro, a situação se inverte e as noites são intermináveis.

Por essa peculiaridade, existe o movimento dos moradores que considera o relógio algo incompatível com o estilo de vida na ilha.

Publicidade
noruega
noruega noruega

"Por que precisamos de tempo e relógios quando não há noite?", questiona a página do movimento no Facebook. "Por que não terminamos de sair do tempo, jogamos fora todos os relógios e esquecemos deles? A vida seria muito mais fácil".

Em 13 de junho, a população entregou uma petição a um membro do parlamento norueguês para discutir os desafios de colocar a ideia na prática.

Publicidade
Sommarøy poderá atrair turistas que buscam um experiência inédita
Sommarøy poderá atrair turistas que buscam um experiência inédita Sommarøy poderá atrair turistas que buscam um experiência inédita

Além de flexibilizar as atividades cotidianas em Sommarøy, a novidade deve também chamar a atenção dos turistas para viver uma experiência única.

A ideia é que os visitantes deixem seus relógios presos na ponte que liga a ilha ao continente. Assim como acontece em pontes pelo mundo onde os visitantes colocam cadeados na estrutra. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.