Impressoras são hackeadas para aumentar popularidade de youtuber
Mais de 50 mil máquinas foram acionadas remotamente para ajudar PewDiePie a continuar sendo a pessoa com mais seguidores da plataforma
Tecnologia e Ciência|Pablo Marques, do R7
O youtuber sueco PewDiePie é a pessoa do mundo que tem o maior número de seguidores na plataforma de vídeos. Porém, o prestígio do jovem influencer está ameaçado pela T-Series, uma produtora musical da Índia.
Leia também
Essa disputa por popularidade na rede motivou um hacker a invadir cerca de 50 mil impressoras para ajudar o ídolo a se manter na liderança. Os equipamentos foram acionados remotamente e passaram a imprimir um pedido para se inscrever no canal de PewDiePie.
Logo no começo da mensagem enviada às impressoras está escrito: "O PewDiePie está em apuros e ele precisa da sua ajuda para derrotar a T-Series."
Assim que as máquinas começaram a funcionar sem qualquer motivo, posts começaram a aparecer nas redes sociais de pessoas tentando entender o que estava acontecendo.
O perfil no Twitter TheHackerGiraffe assumiu a autoria da ação. Segundo o hacker, a plataforma Shodan, que tem informações sobre equipamentos conectadas à internet, foi usada identificar as impressoras que podiam ser utilizadas.
"As pessoas subestimam a facilidade com que um hacker mal-intencionado poderia usar uma vulnerabilidade como essa para causar um grande estrago", disse TheHackerGiraffe ao site The Verge
Pelo levantamento da Social Blade, PewDiePie e T-Series já ultrapassaram o patamar de 73 milhões de seguidores. É possível até acompanhar o crescimento do número de seguidores dos dois canais em tempo real pelo vídeo abaixo.