Influenciadores no TikTok diz que serão afetados por decisão dos EUA

Jovens e adolescentes influenciadores da rede social se mostram preocupados com o futuro da rede social no país

A mansão Kids Next Door LA funciona como centro de atividades para influenciadores

A mansão Kids Next Door LA funciona como centro de atividades para influenciadores

Reuters/Mike Blake - 28.08.2020

Numa mansão de luxo em Hollywood, jovens influenciadores do TikTok saltavam em uma manhã ensolarada nesta semana testando ideias para vídeos curtos que esperam que se tornem virais.

Eles também estão preocupados com o futuro.

Kids Next Door LA é uma das várias casas TikTok nos EUA onde adolescentes vivem, dormem e discutem ideias criativas para vídeos de música e dança e buscam negócios com marcas que podem render milhões de dólares para os principais influenciadores.

Mas seus planos estão agora em risco por causa de uma ordem executiva do presidente dos EUA, Donald Trump, que banirá o aplicativo de mídia social, se o grupo chinês ByteDance não obtiver um acordo para vendê-lo até setembro.

"Por dois a cinco meses, talvez, todo mundo vai levar um grande golpe. Todo mundo vai perder um fluxo de receita. Eu acho que é realmente estúpido o que Trump está fazendo", disse Adam Miguest 27, conhecido no TikTok como @itsadamm.

O Walmart disse esta semana que está se juntando à Microsoft em uma oferta pelos ativos da TikTok nos EUA. Espera-se que a ByteDance escolha um candidato para entrar em negociações exclusivas já nesta sexta-feira (28), mas não está claro como qualquer negócio afetaria o futuro dos vídeos amados por milhões e aqueles que os fazem.

Não são apenas os influenciadores que as mudanças podem afetar, mas também as marcas que tentam fazer negócios com eles.

"Talvez as pessoas fechassem as vendas na loja e fizessem uma estratégia de comércio eletrônico que envolvesse a TikTok. Isso poderia afetar muitos setores - especialmente a indústria da música, porque muitas músicas se tornam virais do TikTok", disse Ariadna Jacobs, cujo empresa administra Kids Next Door LA.

LEIA TAMBÉM: Tsar Bomba: Rússia divulga imagens do maior teste nuclear da história