Internet fica nostálgica com boatos sobre o retorno do Orkut
Uma plataforma inspirada na extinta rede social foi criada por um fã para quem busca matar as saudades das antigas comunidades
Tecnologia e Ciência|Do R7
A internet está mais nostágica nesta terça-feira (4) com o boato que começou a circular sobre o retorno do Orkut, que fez sucesso no início dos anos 2000 e foi encerrado em 2014.
Na realidade, a extinta rede social não está de volta. O movimento "volta do Orkut" foi uma reação às notícias de que o Twitter teria alguns recursos que seriam pagos. Assim, algumas pessoas começaram a postar funções do Orkut que gostariam que fossem recriadas.
Quem viu "Orkut" nos assuntos mais comentados do Twitter com mais de 30 mil postagens e foi buscar informações, pode ter sido surpreendido com uma página para fazer o login ou se cadastrar e até com um aplicativo disponível para download na Play Store, do Google. No entanto, não é uma plataforma oficial, mas uma homenagem pensada por um fã em 2017.
Ao acessar o site, uma mensagem explica que não é o antigo Orkut e que não tem nenhuma relação com o Google, empresa que comprou a plataforma e decidiu encerrar as atividades há 6 anos. O texto destaca também que não será possível recuperar perfis antigos e que tudo está sendo recriado do zero.
Como já é tradição entre os usuários brasileiros, a internet ficou cheia de memes relembrando situações que só a plataforma criada por Orkut Büyükkökten conseguiu proporcionar.