Tecnologia e Ciência Japão anuncia a descoberta da 'orquídea-de-vidro', uma nova espécie da famosa flor

A planta podia ser vista em parques japoneses, mas pesquisadores precisavam confirmar que era uma espécie desconhecida

A delicada flor da orquídea que parece ser de vidro

KENJI SUETSUGU/COURTESY OF KENJI SUETSUGU/AFP - 07.05.2018

Uma nova espécie de orquídea com uma flor delicada semelhante ao vidro foi descoberta por cientistas japoneses, que encontraram a planta rosa e branca escondida.

Apesar de sua presença e dos parques e jardins do Japão, os pesquisadores da Universidade de Kobe levaram uma década para confirmar que a planta, apelidada de "spiranthes hachijoensis", era uma espécie até então desconhecida.

"Foi uma surpresa descobrir uma nova espécie de spiranthes, tão comum que é vista em parques, jardins e vasos", disse à AFP o pesquisador principal Kenji Suetsugu nesta quinta-feira (23).

Algumas das amostras "vieram de vasos de plantas e jardins", algumas de uma faculdade na região central de Gifu, disse o professor de fitologia.

"Devido a sua aparência curiosa e às suas delicadas flores semelhantes a cristais, esta flor é muito apreciada pelas pessoas", disse a universidade em um comunicado.

A planta de flores em espiral foi citada na mais antiga antologia de poemas do Japão, "Manyoshu", do século 8.

Beleza da 'orquídea-de-vidro' chama a atenção já há alguns anos

KENJI SUETSUGU/COURTESY OF KENJI SUETSUGU/AFP - 20.05.2017

A descoberta do novo tipo de spiranthes foi anunciada na semana passada no Journal of Plant Research. Recebeu o nome de "hachijoensis" porque muitas das amostras foram encontradas na Ilha Hachijojima de Tóquio.