Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Lojas de conveniência no Japão passam a contratar robôs como estoquistas

Falta de mão de obra e otimização do tempo dos funcionários estão entre as razões para utilização da tecnologia

Tecnologia e Ciência|Do R7

Robô repondo estoque de uma das lojas de conveniência no Japão
Robô repondo estoque de uma das lojas de conveniência no Japão Robô repondo estoque de uma das lojas de conveniência no Japão

A rede de lojas de conveniência FamilyMart vem anunciando novas contratações para os estabelecimentos da empresa no Japão. Porém, nenhum deles são humanos, e sim robôs.

A falta de mão de obra no país levou as lojas a criarem alternativas. Cerca de 300 unidades da FamilyMart receberam robôs equipados com inteligência artificial, que realizam a reposição de bebidas nas geladeiras.

Leia também

Assista ao vídeo abaixo, que mostra a rotina de trabalho dos braços robóticos equipados para o trabalho nas lojas de conveniência:

A tecnologia usada é chamada de TX SCARA (Braço robótico de montagem de conformidade seletiva, na tradução livre). Cada braço robótico pode substituir até três horas de trabalho feito por um humano em um dia.

Publicidade

Segundo informações da Japan Times, os robôs podem trabalhar até 98% do tempo sem nenhum auxílio de um ser humano.

A cadeia de lojas irá pagar um valor mensal para a empresa dona da tecnologia dos robôs, a Telexistence, para manutenção e suporte dos novos empregados.

Publicidade

“O declínio da população trabalhadora do Japão é uma das principais questões de gestão para a FamilyMart continuar com as operações estáveis ​​das lojas”, afirma Tomohiro Kano, gerente geral da rede. “O tempo recém-criado [para os empregados humanos] pode ser realocado para atendimento ao cliente e aprimoramento do chão de fábrica”, completa.

A Telexistence e a FamilyMart trabalham agora para exportar a tecnologia para as lojas de conveniências nos Estados Unidos, com o objetivo de expandir o negócio.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.