Luta de sumô entre robôs contagia público da Campus Party Brasil
Cada robô usa uma lâmina afiada na base para poder jogar o adversário para fora do dojô
Tecnologia e Ciência|Renato Fontes, do R7 Conteúdo e Marca

Lutas de sumô entre robôs reuniu grande público neste sábado (29), penúltimo dia da 15ª edição da Campus Party Brasil, edição nacional do maior festival de tecnologia do mundo.
Os robôs são separados por três categorias: Sumô Mini (até 500g), Lego (até 1 quilo) e Mega Sumô (até 3 quilos). Assim como no sumô entre humanos, o objetivo é empurrar o adversário para fora do dojô. Como os robôs não têm braços, uma lâmina afiada instalada em suas bases faz a alavanca para derrubar o adversário do ringue que mede 770 milímetros. Cada batalha conta com três rounds e até árbitro. Confira:
Na categoria Sumô Mini, o robô do time do estudante de engenharia Pedro Bueno, 22 anos, de uma universidade federal do Paraná (PR), venceu o oponente pelo placar de dois a um. “A cada vitória é uma alegria imensa, pois são meses de estudos e testes até o robô ficar pronto para competir”, revela o jovem.
Até os mais experientes, como Rafael Mattos, de 39 anos, vibram com a vitória. Mattos, que é dono de uma equipe independente de robôs de Mogi das Cruzes (SP), viu seu robô derrotar o adversário por dois a zero. “É incrível ver seu projeto sair do papel, entrar no dojô e conquistar resultados”, afirma.
O público presente nas arquibancadas gostou dos duelos. “É uma competição pouco divulgada, mas é muito contagiante”, conta a designer Maria Lúcia Sylos, de 24 anos.
15ª Campus Party Brasil
A 15ª Campus Party Brasil termina neste domingo (30). Confira a programação completa no site oficial do evento. Veja como foi o quarto dia da Campus Party 15:
