Maior papagaio do mundo não voa e se esconde de predador extinto
Animal corre risco de extinção após chegada de predadores em seu habitat
Tecnologia e Ciência|Filipe Siqueira, do R7

O Kakapo é o maior papagaio do mundo e a melhor forma de classificá-lo é: desajeitado. Além de não conseguir voar, a ave pesa entre 3 e 4 quilos, o que talvez explique porque as asas dele não dão sustentação ao voo e servem apenas para equilibrar o animal enquanto ele caminha.
O peso e tamanho avantajado são típicos de animais que vivem em ilhas, onde o alimento é abundante e os predadores não são muitos. Isso contribuiu para o corpo pesado do Kakapo, cujo nome significa "papagaio da noite", na língua dos maori, o mais conhecido dos povos que habitam a Nova Zelândia.
Sua cabeça o faz ser apelidado de papagaio-coruja, e seus hábitos noturnos ajudam a fugir de predadores, embora seu cheiro agradável (descrito por cientistas como uma mistura de flores com mel) atraia mamíferos durante caçadas. Até hoje a espécie se esconde de seu antigo predador, a Águia-de-haast, extinta por volta de 1400 após sua presa ser intensamente caçada pelos nativos maori.

Ameaça de extinção
Em 2017, foram contabilizados 154 kakapos na natureza. Todos os exemplares da espécie são monitorados por cientistas. Parte da culpa pela ameaça de exitnção foi da população local, que caçava os animais para fazer adereços com suas penas, mas a introdução de predadores fez a contribuição mais significativa — gatos, ratos e furões, que chegaram com a colonização da ilha.
O kakapo foi tema de um documentário recente da rede BBC 2. Um teaser foi divulgado e mostra as dificuldades enfrentadas pela espécie. A narração está em inglês, mas o vídeo já vale pelas imagens.
VEJA TAMBÉM: Como um pássaro enxerga o mundo? Você pode ter uma boa ideia com essas imagens impressionantes
A fotógrafa Karolis Janulis, de Vilnius, na Lituânia, dedica seu tempo a fotografar o mundo visto de cima. Ela conta com a ajuda de drones equipados com câmeras de última geração. O resultado são imagens impactantes e de tirar o fôlego. É como ver o mu...
A fotógrafa Karolis Janulis, de Vilnius, na Lituânia, dedica seu tempo a fotografar o mundo visto de cima. Ela conta com a ajuda de drones equipados com câmeras de última geração. O resultado são imagens impactantes e de tirar o fôlego. É como ver o mundo como os pássaros observam as paisagens lá do alto. As fotos são postadas na conta de Karolis no Instagram. Essa foto, por exemplo, mostra barcos estacionados em um cais na cidade de Senj, na Croácia. É um lugar famoso pela água cristalina e lindas montanhas. Confira mais fotos da lituana



![— [O drone] É uma nova linguagem fotográfia e uma nova forma de
descobrir coisas e paisagens que conhecemos, ou que achávamos que
conhecíamos. Nenhum outro tipo de dispositivo é capaz de tirar essas
fotos](https://newr7-r7-prod.web.arc-cdn.net/resizer/v2/ANVCTAHVSJJTXOP3NAL3JVFWEU.jpg?auth=c86c97ebabaa0f9d0b739e8b9b9daba441aaa62eea7c490423f71f3122389a19&width=880&height=880)


















