Mais da metade dos homens solteiros usaria o ChatGPT para 'enganar' possíveis namoradas
Pesquisa revela que 54% dos participantes estariam abertos a mentir na plataforma para parecerem mais engraçados ou inteligentes
Tecnologia e Ciência|Maria Cunha*, do R7
Acha que o seu encontro online pode não ser exatamente quem ele afirma ser? Uma nova pesquisa da empresa de tecnologia Kaspersky revelou que é muito possível que o ChatGPT, a nova ferramenta de inteligência artificial que conquistou o mundo nos últimos meses, esteja envolvida.
Mais da metade (54%) dos homens solteiros pesquisados disseram que estariam abertos a usar o ChatGPT para enganar um parceiro em potencial em um aplicativo de namoro, com o objetivo de parecer mais engraçado ou inteligente ao procurar por amor.
As descobertas da pesquisa ainda revelam que o uso do ChatGPT como um "impulso" virtual útil já está bem encaminhado, com 75% de todos os usuários de aplicativos de namoro dizendo que explorariam o uso da ferramenta para ter um bate-papo perfeito.
A Kapersky também descobriu que não é apenas a qualidade, mas a quantidade que está sendo impactada pelo ChatGPT, com 51% das mulheres solteiras admitindo que usariam a ferramenta de IA para falar com vários parceiros em potencial ao mesmo tempo — possivelmente para aumentar as chances de um namoro bem-sucedido.
As informações, no entanto, levantaram preocupações sobre a possibilidade de uma nova era de catfishing — tipo de atividade enganosa onde uma pessoa cria uma identidade falsa nas redes sociais — baseada em inteligência artificial, com 57% de todos os entrevistados acreditando que o uso da ferramenta em um ambiente de namoro online é desonesto.
De acordo com Crystal Cansdale, especialista em namoro do Inner Circle, um aplicativo de relacionamentos global que coloca a qualidade em primeiro lugar, "há uma fadiga crescente com aplicativos de namoro agora, pois há muita pressão sobre as pessoas para serem 'originais' e cortar o ruído criado pela escolha contínua oferecida a pessoas solteiras — infelizmente o namoro tornou-se um jogo de números".
Crystal completa ao dizer que, com ferramentas de IA como o ChatGPT disponíveis, não é uma surpresa que pessoas solteiras tenham dito que as usariam para ajudá-las a se destacar da multidão. No entanto, ela afirma que o uso de chatbots é enganoso e um motivo real de preocupação.
"A autenticidade está no centro da construção de relacionamentos e, apesar de quão 'real' uma mensagem gerada pelo ChatGPT possa parecer, ela só o levará até certo ponto e, em última análise, não é real", afirma a especialista.
Apesar do fato de que a maioria dos adultos solteiros usaria o ChatGPT para ajudar com a "linguagem do amor" nas conversas de namoro em tempo real, apenas 37% disseram que estariam abertos a usar a ferramenta para aprimorar seus perfis.
Leia também
David Emm, principal pesquisador de segurança da equipe global de pesquisa e análise da Kaspersky, comentou sobre as descobertas: “Usar IA, como o ChatGPT, para criar frases de flerte pode parecer inofensivo e uma maneira divertida de iniciar uma nova conversa com um parceiro em potencial, mas aqueles que usam aplicativos de namoro devem estar cientes de que nem todos o usarão de boa fé".
Em razão disso, Emm reforça que é importante que as pessoas permaneçam vigilantes ao se comunicar com outras pessoas online. "Seja sempre cauteloso e verifique a autenticidade das pessoas com quem está falando para evitar ser vítima de táticas enganosas", disse o pesquisador.
*Estagiária do R7, sob supervisão de Filipe Siqueira.
LEIA ABAIXO: Vale da estranheza: fotos realistas geradas por inteligência artificial perturbam redes sociais