Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Milhões de telefones de usuários do Facebook são expostos em servidor

Descoberta foi feita por pesquisador de segurança. Em comunicado, rede social afirmou que dados "não demonstram violação de contas"

Tecnologia e Ciência|Filipe Siqueira, do R7

Problema é mais um administração de dados pela empresa
Problema é mais um administração de dados pela empresa Problema é mais um administração de dados pela empresa

Um banco de dados com pelo menos 419 milhões de números de telefones de usuários do Facebook foi encontrados online. Os registros estavam em um banco dentro de um servidor, sem a proteção de senhas ou criptografia.

A revelação foi feita pelo site americano TechCrunch. Mais de 130 milhões desses números eram de contas americanas, enquanto outros 18 milhões eram do Reino Unido e mais de 50 milhões de pessoas registradas no Vietnã.

LEIA TAMBÉM:

Facebook não exibirá o número total de curtidas das postagens

Publicidade

Facebook muda o nome do WhatsApp e do Instagram

Segundo o site, o banco de dados contém ID de usuário — uma identificação única de registro de conta —, além do número de telefone associado à ela.

Publicidade
Algumas das informações incluem localização geográfica
Algumas das informações incluem localização geográfica Algumas das informações incluem localização geográfica

A descoberta foi feita pelo pesquisador de segurança Sanyam Jain, que não conseguiu identificar o dono do repositório. Após o TechCrunch entrar em contato com o responsável pela hospedagem, o banco foi retirado do ar.

Dados não são mais públicos

Publicidade

Números de telefone já foram públicos dentro da rede social, mas mudanças na política do Facebook anunciadas em abril de 2018 restrigiram o acesso ao telefone nas buscas da rede.

Esse é mais um capítulo dos diversos problemas do cuidado com dados de usuários da rede social. Vazamentos do tipo podem ajudar grupos mal-intencionados e fazer manipulações como o caso Cambridge Analytica, ou facilitar ataques de troca de SIM.

Em resposta ao site, o porta-voz do Facebook Jay Nancarrow afirmou que "os dados são antigos, obtidos antes da rede social cortar o acesso aos números de telefone de contas". "Não vimos nenhuma evidência de que as contas do Facebook foram comprometidas", completou o comunicado.

O TechCrunch ressalta que a exposição dos telefones pode ser resultado de erro humano na administração do servidor feito pelo próprio Facebook ou por terceiros.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.